Mais Lidas

Prefeitura estabelece regras para ambulantes que poderão trabalhar no Calçadão de Bangu

Vagas serão ocupadas de acordo com lista de prioridades

Calçadão de Bangu vai alojar até 180 ambulantes, terá equipamentos padronizados e horário de funcionamento, de 7h às 19h
Calçadão de Bangu vai alojar até 180 ambulantes, terá equipamentos padronizados e horário de funcionamento, de 7h às 19h -

Rio - Nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Fazenda publicou no Diário Oficial os critérios para o assentamento dos ambulantes que poderão trabalhar na feira do Calçadão de Bangu, localizada nas Avenidas Cônego de Vasconcelos e Ministro Ary Franco. A prioridade das vagas será para os titulares de licença que fizeram o recadastramento no programa Ambulante Legal. 

A categoria seguinte a ser contemplada com a autorização é a de ambulantes que aguardavam abertura de vaga no Cadastro Único do Comércio Ambulante (CUCA). O terceiro critério para o assentamento é a inscrição no censo do programa Ambulante Legal, que está disponível até o dia 31 de dezembro deste ano. Também terão prioridade aqueles que comprovem que já exerceram a atividade de comércio ambulante no Calçadão de Bangu há mais de 12 meses. Neste caso, a comprovação poderá ser feita por meio de fotos, notas fiscais ou testemunhas de compras de mercadorias, por exemplo. Todos os critérios vão observar o estabelecido na Lei 1876/92, que prioriza portadores de deficiência, desempregados, idosos e egressos no sistema penitenciário.

A publicação dá prosseguimento à regulamentação da Feira de Ambulantes do Calçadão de Bangu, estabelecida pelo Decreto Nº 45.331 e pela Resolução SMF Nº 3.022. O novo espaço para comércio de rua vai alojar até 180 ambulantes, terá equipamentos padronizados e horário de funcionamento, de 7h às 19h. Além disso, a mercadoria à venda deverá ter origem comprovável por documento fiscal emitido em nome do titular da licença, sob pena de apreensão.

CONVOCAÇÃO DOS AMBULANTES

A Secretaria de Fazenda publicou, na última sexta-feira, uma lista com os ambulantes que poderão trabalhar na Feira do Calçadão de Bangu. Eles deverão se apresentar na sede da Coordenadoria de Controle Urbano – CCU, a partir de hoje (27/11) até o dia 6/12, das 10h às 14h. Na ocasião, será exigida apresentação de documento com foto e comprovação de contribuição junto à Previdência Social como profissional autônomo, ou comprovante de inscrição como Microempreendedor Individual - MEI. A Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) fica localizada na Rua Hélio Beltrão, nº 50, Cidade Nova.