Delator entrega tudo

Carlos Miranda, operador financeiro, confirmou esquema e já saiu da cadeia

Werley
Werley -

'O governador Luiz Fernando de Souza (Pezão) deu continuidade aos crimes praticados pela Orcrim (organização criminosa) liderada por Cabral e desenvolveu esquema autônomo de corrupção, desvio de dinheiro e outros crimes correlatos". A acusação está destacada em negrito no decreto de prisão do governador do Rio, assinado pelo ministro Félix Fischer do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo com o decreto, as provas que comprometem Pezão "são robustas". Uma delas é a delação premiada de Carlos Miranda, apontado como operador financeiro de Cabral, e que ganhou o benefício de cumprir a pena de dois anos em prisão domiciliar. Miranda saiu da prisão para casa há duas semanas.

Segundo Bezerra, Pezão tinha cinco codinomes na planilha de propina da quadrilha: Big Foot, Pé, Pezona, Cindi e Cinderela, que receberam pagamentos, entre 2012 e 2014, que somaram R$2,2 milhões. Entre junho de 2014 e junho de 2015, Pezão teria recebido R$ 11,4 milhões da Fetranspor.

Além do governador, foram decretadas as prisões de seus secretários José Iran Peixoto Júnior (Obras) e Affonso Henriques Monnerat (Governo, que já estava preso); do suposto operador financeiro de Pezão, Marcelo Santos Amorim, o Marcelinho, casado com uma sobrinha da esposa de Pezão; de Luiz Carlos Vidal Barroso, o Luisinho, servidor do estado, que também recolhia dinheiro para Pezão; e dos empresários Cláudio Fernandes Vidal, Luís Alberto Gomes Gonçalves, e dos irmãos Luís Fernando e Cesar Augusto Craveiro de Amorim.

Manifestante comemora prisão do governador Pezão na porta da Polícia Federal no Rio
Manifestante comemora prisão do governador Pezão na porta da Polícia Federal no Rio Paulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia
Thalita, André, Simone, Simaria, Brown e Claudia: elenco do programa
Thalita, André, Simone, Simaria, Brown e Claudia: elenco do programa Isabella Pinheiro / Gshow
O técnico Dorival Júnior reafirmou ao elenco Rubro-Negro que Diego Alves cometeu ato de indisciplina
O técnico Dorival Júnior reafirmou ao elenco Rubro-Negro que Diego Alves cometeu ato de indisciplina Gilvan de Souza / Flamengo
Abel Braga ou Dorival Júnior? A definição do novo técnico só deve acontecer após a eleição presidencial, marcada para o próximo dia 8
Abel Braga ou Dorival Júnior? A definição do novo técnico só deve acontecer após a eleição presidencial, marcada para o próximo dia 8 MAILSON SANTANA / FLUMINENSE F.C.
Luciano, Júnior Dutra e Everaldo: Flu já soma 12 horas sem fazer gol
Luciano, Júnior Dutra e Everaldo: Flu já soma 12 horas sem fazer gol LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Após a saída de Marcelo Oliveira (E), Fábio Moreno (D) comandará o time à beira do campo no domingo
Após a saída de Marcelo Oliveira (E), Fábio Moreno (D) comandará o time à beira do campo no domingo fotos LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
O governador do Rio Luiz Fernando Pezão foi preso na manhã desta quinta-feira
O governador do Rio Luiz Fernando Pezão foi preso na manhã desta quinta-feira Severino Silva