Mais Lidas

Famílias levam volta em financiamento de casa e dão de cara com a porta

Empresa é acusada de aplicar golpe na venda dos imóveis

Rio - Ao menos 20 famílias acusam a empresa Porto Seguro Habitacional, com sede no Centro do Rio, de um golpe envolvendo financiamento da casa própria. Segundo as acusações, os interessados escolhem um imóvel, pagam 5% do valor dele como entrada e não conseguem morar na casa nova. Pelo menos três vítimas registraram ocorrência na 1ª DP (Praça Mauá).

Claudia de Castro Fraga, de 33 anos, escolheu um imóvel em Navegantes, em Santa Catarina, pois está de mudança para lá, com o marido e dois filhos. Ela afirma que pagou R$ 15,2 mil de entrada, em setembro, e ainda não recebeu o imóvel. A família mora de favor na casa de uma amiga, em Maricá, na Região Metropolitana do Rio.

"A Porto Seguro Habitacional alega que trabalham dependendo do fluxo de caixa. Eles dizem que dependem de dinheiro entrar na empresa para adquirir o imóvel. E não dão prazo. Enquanto isso, eu fico na casa de minha amiga. Vendi meu apartamento para isso. Estou sem chão", conta revoltada.

Já Camila Miranda Fogaça, que pagou R$ 15 mil de entrada em duas parcelas, uma em dezembro de 2017 e outra em janeiro de 2018, desistiu de esperar a casa e tentou realizar o distrato. Ela, entretanto, se recusou a assinar o acordo porque a Porto Seguro Habitacional cobrou 30% do valor pago para desfazer o negócio. "Espero o meu dinheiro de volta. Não encontrei ninguém que recebeu a casa pela Porto Seguro Habitacional", denuncia.