Mais Lidas

Passageiro de busão não tem sangue de barata

Usuários viajam em pé nos ônibus, enquanto os insetos ocupam os assentos

Internautas postam fotos de ônibus com baratas, que podem transmitir doenças aos passageiros
Internautas postam fotos de ônibus com baratas, que podem transmitir doenças aos passageiros -

A chegada do calor agrava um incômodo corriqueiro aos cariocas que dependem do transporte público nesta época do ano: a infestação de baratas nos ônibus que circulam no Rio e na Região Metropolitana. Um vídeo publicado pelo perfil Jacarepaguá Notícias RJ, do Facebook, é assustador. Na linha LECD23 (antiga 766), que liga a Freguesia, na Zona Oeste, a Madureira, na Zona Norte, as pragas andavam aos montes num assento.

"Essa linha tem muita barata, sim. Eu presenciei isso. As pessoas não sabem o que fazer", comentou uma seguidora da página.

Desde o dia 1º de novembro, o site Reclame Aqui registrou 17 denúncias sobre isso, envolvendo diferentes empresas. Ontem, uma internauta postou fotos de um ônibus da linha 433, que liga Vila Isabel, na Zona Norte, até a Avenida Prado Junior, em Copacabana, na Zona Sul, que também estava infestada pela praga. Já o MEIA HORA presenciou tal fato na 497, que liga a Penha, na Zona Norte, a Laranjeiras, na Zona Sul.

"A barata carrega as bactérias nas patas. E passa pelos ferros em que as pessoas seguram. Depois, as pessoas passam as mesmas mãos na boca e no olho. A barata pode ser vetor de uma série de doenças, especialmente viroses e as bacterianas", disse a professora e doutora Amélia dos Santos, do Instituto de Ciências biológicas da Universidade de São Paulo (USP).