Mais Lidas

Ladrões de cargas vão pra tranca

Comerciantes encomendavam produtos ao bando

Os presos são acusados de extorquir empresas transportadoras
Os presos são acusados de extorquir empresas transportadoras -

Dez pessoas foram presas no sábado passado acusadas de fazerem parte de uma quadrilha especializada em roubos de cargas na região de Seropédica, na Baixada Fluminense. A operação 'Load' ('Carregar', em inglês) aconteceria ontem, mas foi antecipada após os investigadores descobrirem que houve vazamento de informações, que será investigado pela Corregedoria da polícia. Outros dez membros da quadrilha são procurados, entre eles o homem apontado como chefe da organização.

Segundo a Polícia Civil, a quadrilha roubava qualquer tipo de carga em diversas cidades da Baixada Fluminense, principalmente Seropédica, Itaguaí e Mangaratiba. Os investigadores descobriram que os criminosos eram especializados e contavam com uma rede de informantes inclusive funcionários das empresas distribuidoras que passavam diariamente detalhes de operações para o bando.

Em quase um ano, a quadrilha foi responsável por mais de 30 roubos na região, o que causou prejuízo de pelo menos R$ 3 milhões às empresas transportadoras, distribuidoras e comerciantes. As cargas preferidas dos criminosos eram carnes de primeira, cigarros e bebidas alcoólicas, já que essas mercadorias são de fácil armazenamento e revenda, aumentando muito o lucro da quadrilha.

Ao longo da investigação, que durou pouco mais de cinco meses, os policiais descobriram que, além dos roubos, a organização criminosa extorquia dinheiro das empresas transportadoras. Os bandidos fingiam ser uma milícia que propunha evitar, em troca de pagamentos, que novas cargas fossem roubadas. Além disso, as investigações demonstraram que alguns comerciantes integravam a organização criminosa, ora encomendando as cargas a serem roubadas, ora atuando diretamente nos roubos, seja emprestando o veículo para transportar a carga roubada ou emprestando terrenos para esconder os carregamentos.