Rio - Árvore da Lagoa? Que nada! O Meia gosta mesmo é da árvore da Ciclovia de São João de Meriti, na Baixada, feita de latinhas de cerveja! Com o Natal se aproximando, a vendedora Antônia Ferreira, de 48 anos, decidiu enfeitar a pracinha onde trabalha. Mas enfrentou vários perrengues pra deixar pronta sua árvore de quatro metros.
"Recebi muitas críticas. Quando me viram catando latinha na rua, me chamaram de maluca e me zoaram falando que ia ficar feia. Mas, depois que ficou desse jeito, prometeram me ajudar no próximo ano", orgulha-se a meritiense, que trabalha no local há 13 anos.
O sucesso é tanto que Antônia recebeu diversos convites para replicar sua obra-prima em outros lugares.
"Muitas pessoas passam por aqui e dizem que querem uma igual na casa delas, mas com as latinhas cheias! Um homem falou que tinha se inspirado pra fazer uma desse tipo no condomínio dele. Até me perguntou quanto eu cobraria pra ajudar", conta a vendedora, que sonha transformar a praça num polo gastronômico.
O lixo que virou uma árvore de Natal maneira virou também alegria pra um monte de gente: Antônia arrecadou mais de mil presentes para crianças e organizou um jantar para moradores de rua:
"Nosso lixo é muito rico. A gente gasta dinheiro demais sem ter e joga tanta coisa fora... Podíamos doar mais para aqueles que precisam e fazer coisas úteis, como plantar uma árvore num jardinzinho, sabe?".
* Estagiária sob a supervisão de Marco Antonio Rocha