Mais Lidas

Coronel Rogério Figueiredo assume cargo de secretário de Estado da PM

A cerimônia de transmissão do cargo ocorre no Batalhão de Polícia de Choque, no Estácio, Região Central do Rio, e contou com a presença do governador Wilson Witzel, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e representantes de outras instituições

Coronel Rogério Figueiredo no seu discurso de posse como secretário da Polícia Militar
Coronel Rogério Figueiredo no seu discurso de posse como secretário da Polícia Militar -

Rio - O coronel Rogério Figueiredo de Lacerda assumiu, na manhã desta quinta-feira, o cargo de secretário de Estado da Polícia Militar, pasta que dá novo status para a corporação. A cerimônia de transmissão do cargo ocorreu no Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), no Estácio, Região Central do Rio, e conta com a presença do governador Wilson Witzel, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e representantes de outras instituições, como o delegado Marcus Vinícius Braga, que assumirá como secretário da Polícia Civil, na tarde de hoje. 

"Assumo a missão de conduzir o destino da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro com muito orgulho e satisfação. Sinto-me honrado de fazer parte de uma equipe que assumiu a responsabilidade de reconstruir a história do nosso estado do Rio de Janeiro. A sociedade fluminense espera muito de nós. Não vamos decepcioná-la", disse Figueiredo em seu discurso de posse. Na cerimônia, o secretário e o governador Wilson Witzel receberam condecoração da ordem do mérito da Polícia Militar, no grau Grã Cruz.

O secretário da Polícia Militar falou sobre a importância do novo status à corporação: "A mudança nos concede mais autonomia. Em compensação, o novo status aumenta de forma significativa a nossa responsabilidade", acredita. Figueiredo recebeu o cargo do antigo comandante da PM, coronel Luís Cláudio Laviano, que agradeceu pela dedicação dos policiais ao longo de sua gestão.

"Sou grato aos meus camaradas que se ombrearam durante segundos, minutos, horas, dias, meses e anos na missão. Profissionais que nunca mediram esforços para que nenhum ato criminoso passasse ileso", falou Laviano no seu discurso de despedida. 

O governador Wilson Witzel voltou a fazer discurso contra o crime organizado e que quem está de fuzil e sem uniforme é inimigo. "Vamos combater o crime organizado de forma muito dura. Quem usa um fuzil e não está envergando uniforme é inimigo. Quem usa um fuzil porque quer dominar um território é um terrorista e assim será tratado. Vamos retomar a tranquilidade de qualquer comunidade", falou. 

Às 14h está prevista a cerimônia de posse do secretário de Estado da Polícia Civil, o delegado Marcus Vinícius de Almeida Braga. Ele dará lugar ao atual chefe da instituição, Rivaldo Barbosa, que sai com a imagem manchada pela não resolução do caso Marielle Franco e Anderson Gomes.