Mais Lidas

Cresce perigo de acidentes por animais peçonhentos no Estado

Estação é mais propensa ao aparecimento desses bichos dentro de casa

bichos perigosos
bichos perigosos -

Rio - Com o aumento das temperaturas e das chuvas no verão, cresce o perigo de visitantes indesejados nas nossas casas. Os acidentes por animais peçonhentos no Estado do Rio nesta época do ano sobem 40,75% em comparação com o restante do ano, e mais de 76% em relação aos meses de inverno, segundo o Ministério da Saúde. As autoridades alertam: está na hora de reforçar a prevenção contra picadas de cobras, aranhas e escorpiões, que podem ser fatais, além das lacraias.

"Os animais peçonhentos (que inoculam o veneno por seu ferrão) são mais ativos no verão, por conta do calor que faz com que eles saiam dos abrigos com mais frequência. Nesta estação há aumento das chuvas, que deslocam insetos e aracnídeos, das encostas e outros abrigos. As chuvas também provocam umidade, o que aumenta a proliferação de lacraias", explica o veterinário Douglas Macedo, da Gerência de Animais Sinantrópicos e Peçonhentos do Centro de Controle de Zoonoses, em Santa Cruz.

Moradora da Ilha do Governador, a jornalista Bruna Davilla tomou um grande susto na segunda-feira. Uma lacraia do tipo centopeia subiu no berço da sua filha de 1 mês e sete dias enquanto a pequena dormia. "Estava perto e escutei um choro fora do comum. Corri e vi uma lacraia de uns 15 centímetros em cima dela. A bebê não parava de chorar. Fui para o pronto-socorro onde ela ficou em observação. Felizmente, não houve lesão profunda", contou.

Limpeza, dedetização e cuidado são melhores meios de prevenir

Para evitar os peçonhentos, o Instituto Vital Brazil orienta acabar com possíveis abrigos. Para isso, deve-se manter a casa sempre limpa, removendo entulhos, madeira e materiais de construção, limpar cantos das paredes, atrás e dentro de armários e rebocar paredes e muros. Além disso, manter gramados aparados e os arredores da casa limpos, evitando o aparecimento de animais que possam servir de alimento para serpentes, aranhas e escorpiões, como baratas e roedores. Dedetização periódica também é importante.

Os locais de matas são mais propensos, mas os bichos podem chegar no meio de frutas e verduras. Por isso, é recomendado verificar os produtos no hortifrúti. Outras dicas são colocar telas em janelas e ralos, manter a parte inferior das portas vedada, vistoriar o carro após passeios em áreas rurais e sacudir roupas e calçados para usá-los. Mais informações podem ser obtidas no Instituto Vital Brasil 0800 022 1036 (de segunda a sexta, das 10h às 17h).