Mais Lidas

Funkeiro gospel bomba nos trens da SuperVia e na web

Sem gravadora ou patrocínio, o MC Dedé de Deus é a nova sensação do transporte público do Rio

"Hoje vivo pela graça, com a vida transformada", diz o funkeiro -

Ele tem 28 anos, veio ao Rio em 2010 para jogar futebol, mas acabou caindo numa vida de drogas, álcool e prostituição até dar a volta por cima com ajuda da igreja. Agora é considerado um fenômeno do 'funk gospel', cantando em vagões de trem, metrô e ônibus. Sem gravadora ou patrocínio, Edyrlande Barreto do Nascimento, o MC Dedé de Deus, é a sensação de boa parte das quase 700 mil pessoas que passam todo dia pelos trens da SuperVia, especialmente na Baixada Fluminense.

"O Senhor é meu pastor?", canta Dedé, aceitando doações em dinheiro. "E nada me faltará!", respondem os passageiros em coro. O clipe O Protegido por Deus tem mais de 1,7 milhão de visualizações. "Ele é um fenômeno, muito carismático. Passa mensagens de esperança e fé de maneira descontraída, sem ser chato", avalia o crítico musical Antônio Carlos da Silva ao analisar os vídeos, gravados com celulares, no improviso, e postados por camelôs amigos.

Em retribuição, em suas rimas, Dedé recomenda que os passageiros comprem os produtos dos ambulantes no trem, que até formaram um grupo, o 'Dançarinos de Deus'. Os camelôs dançam, em passinhos, enquanto Dedé canta. "É tudo sem ensaio, mas de coração", orgulha-se o artista.

Dedé de Deus já compôs 11 músicas e sonha lançar um CD. "Percebo sinais", acredita. Uma das mais bombadas na Internet é Fica fechado com a Bíblia, mas não fica com a Bíblia fechada.

O transporte público é meu palco. É nele que estão as pessoas mais sacrificadas", diz.