Mais Lidas

Sem personal, não rola

Conselho acha irregularidades em academias

O Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física (CREF1) flagrou 334 falsos profissionais à frente de atividades físicas, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. Do total, 105 casos ocorreram em Musculação, 54 em Treinamento Funcional, 18 em Educação Física Escolar, 15 em CrossFit e 13 em Ginástica Localizada. Os fiscais também detectaram mais de 1.137 irregularidades nos estabelecimentos. Os casos de exercício ilegal foram encaminhados ao Ministério Público e os estabelecimentos irregulares têm processos em andamento no Departamento Jurídico do CREF1.

No mesmo ano, o CREF1 notificou 142 profissionais que não possuíam a certificação em Suporte Básico de Vida. Isso pode acarretar em suspensão de registro e multa aos estabelecimentos que possuem esses profissionais em seu quadro de funcionários.

"O profissional de educação física em locais onde se pratica as mais variadas formas de atividade física, como academias, estúdios, clubes, entre outros, além de obrigatória, é fundamental, pois ele irá orientar de forma segura e eficiente a prática de exercícios", disse a supervisora de Fiscalização do CREF1, Giovanna Pereira.

Dos estabelecimentos, 432 não tinham Responsável Técnico nomeado junto ao CREF1, 399 não possuíam registro de Pessoa Jurídica, 196 salas estavam desprovidas de profissionais e 110 profissionais atuavam fora de sua área de habilitação.