Mais Lidas

Rio (mais de) 40 graus! Capital é eleita a cidade mais quente do Brasil

A média deste mês já soma 37,4 graus, com sensação térmica de 46, superando os 37,1 registrados em janeiro de 1984

Kátia Luzia, musa do Parque Radical de Deodoro, é figurinha carimbada na piscina nesta temporada de calorão: "Aqui, a gente relaxa, come, bebe, é um ambiente bem tranquilo"
Kátia Luzia, musa do Parque Radical de Deodoro, é figurinha carimbada na piscina nesta temporada de calorão: "Aqui, a gente relaxa, come, bebe, é um ambiente bem tranquilo" -

Em 35 anos, o Rio não tinha um janeiro tão quente. A média deste mês já soma 37,4 graus, com sensação térmica de 46, superando os 37,1 registrados em janeiro de 1984. Nos últimos 30 dias, a cidade colecionou quatro vezes a temperatura de 41 graus e ainda pode chegar à quinta hoje, pois a previsão é de 42 graus, batendo a máxima já registrada neste ano, que foi de 41,2 no dia 3 de janeiro.

O maçarico continua ligado, e forte, até sábado. Há previsão de chuva apenas para domingo e os termômetros devem estacionar na casa dos 35 graus, segundo o Alerta Rio.

De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Thiago Sousa, o pico de calor em janeiro nos últimos tempos foi registrado em Bangu, há 35 anos, com média de 37,1 graus. "Mas as médias registradas hoje (ontem), em Santa Cruz, de 37,4° superaram", disse.

E com os termômetros explodindo, a alternativa, para quem pode se refrescar, é passar o dia inteiro na água. E o point mais do que badalado na cidade para isso tem sido o Parque Radical de Deodoro, mais conhecido com Piscinão de Deodoro, reaberto há duas semanas. Só ontem, cerca de 2,7 mil pessoas estiveram por lá. No fim de semana, o número de visitantes chegou a cinco mil.

"Desde a reinauguração, eu venho todos os dias. Aqui a gente relaxa na piscina, come, bebe, é um ambiente bem tranquilo", disse a promotora de eventos Kátia Luzia de Araújo, intitulada a musa do Parque Radical de Deodoro.

Além de abrigar recordes de calor, a cidade do Rio foi eleita como o lugar mais quente no Brasil na terça-feira, com 39,6º graus, segundo o Climatempo. Das 10 maiores temperaturas registradas, cinco eram do Estado do Rio. A vice-campeã foi Seropédica, com 39,2 graus.