Mais Lidas

Primeira pilota de helicópteros do Corpo de Bombeiros resgata vítimas em Brumadinho

Major Karla Lessa provou sua habilidade nos ares ao resgatar a jovem Talita de Oliveira Souza

Capitã Karla Lessa resgata vítimas em Brumadinho
Capitã Karla Lessa resgata vítimas em Brumadinho -

As imagens dos resgates de vítimas do rompimento da Barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho, impressionam. O que muitos não sabem, é que quem estava comandando um dos helicópteros de resgate era a major Karla Lessa, a primeira mulher piloto do Corpo de Bombeiros do Brasil. 

"É como equilibrar uma vassoura na ponta dos dedos. Tem que ter muita perícia, treinamento e precisão", explicou ela ao "Jornal da Record", na sexta em que aconteceu o desastre. 

Karla, que está na corporação há mais de 20 anos, provou sua habilidade nos ares ao resgatar a jovem Talita Cristina de Oliveira Souza, de 15 anos. A vítima estava presa na lama, com a perna esquerda quebrada e a bacia deslocada. A major explicou à Record como foi para conseguir tirá-la daquela situação: 

"A dificuldade é estabilizar a aeronave numa posição bem precisa e próxima. Porque estava difícil de acessá-la. Mobilizá-la, mais difícil ainda. E precisava retirá-la rápido, pois ela corria risco de morte".

Em um vídeo institucional para o Dia das Mulheres de 2018, Karla conta sua trajetória dentro da corporação. Ela diz que gosta de inspirar mulheres para fazer parte do Corpo de Bombeiros. 

"Eu já me deparei com meninas dizendo que queriam ser iguais a mim quando crescesse. Isso é muito bacana... Seguir como o exemplo e mostrar que há possibilidade de abrir outros caminhos. Talvez desempenhar outras funções, como por exemplo ser do Copro de Bombeiros ou ser um piloto de aeronaves", afirma.