Mais Lidas

Saiba como fica sua vida com a substituição de ônibus pelo VLT

Prefeito Marcelo Crivella afirma que mudanças começam na próxima semana

VLT agora terá mais movimento
VLT agora terá mais movimento -

A decisão do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, de mexer nas linhas de ônibus que passam pelo Centro para a implantação da Linha 3 do VLT, já na próxima semana, pegou de surpresa Marcelino D'Almeida, vice-presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal. A data ainda não foi anunciada.

Segundo Crivella, a alteração é um estudo minucioso da Secretaria Municipal de Transportes e da Procuradoria Geral do Município, que levou em consideração os interesses dos usuários do sistema. 

"Não haverá perdas para o passageiro, que não vai pagar um centavo a mais pelo transbordo. Ou seja, poderá pegar dois ônibus e o VLT, no período de duas horas e meia, e pagar apenas uma tarifa. Além disso, o passageiro não paga quando faz transferência entre linhas ou nova viagem no mesmo sentido no período de uma hora", disse a prefeitura em nota.

De acordo com o Município, o tempo de deslocamento dos usuários será reduzido em 20% na região do Centro. A primeira etapa de alterações contemplará as linhas que saem das zonas Norte e Oeste. As linhas provenientes da Zona Sul sofrerão mudança em uma próxima fase.

Ainda segundo o prefeito, não haverá alteração quanto às linhas de ônibus intermunicipais neste momento: "As alterações nos itinerários destas linhas já estavam previstas desde o início da implantação do VLT, que está concluindo seu projeto original e estará totalmente estabelecido na cidade". 

No texto, a prefeitura ainda afirma que a cidade se tornará mais amiga do pedestre, mencionando grandes centros do mundo, que suspenderam a circulação de ônibus na área central, como Paris, Bourdeaux e Amsterdã, onde há predominância do VLT no Centro.

Serviço:

Quem vem da Zona Norte:

— Se vier pela Zona Portuária, o passageiro deve desembarcar na Rodoviária ou na Candelária, embarcando na Linha 1 (Santos Dumont) ou na Linha 2 (Praça XV) do VLT para seguir viagem;

— Se vier pelo eixo Av. Francisco Bicalho x Av. Presidente Vargas, deve desembarcar na Central ou na Candelária, embarcando na Linha 2 (Praia Formosa-Praça XV) ou na Linha 3 (Santos Dumont, via Av. Marechal Floriano) do VLT para seguir viagem;

Obs: O itinerário dos ônibus que seguem pelo eixo Tijuca (Praça da Cruz Vermelha e Lapa) não será alterado 

Quem vem da Zona Oeste:

- Se vier pelo eixo Av. Francisco Bicalho x Av. Presidente Vargas, o passageiro deve desembarcar entre a Central e a Candelária, embarcando na Linha 2 (Praia Formosa-Praça XV) ou na Linha 3 (Santos Dumont, via Av. Marechal Floriano) do VLT para seguir viagem

 

VLT agora terá mais movimento Fernanda Dias
Crivella anuncia mudanças no sistema de transportes no Centro do Rio Divulgação
Rio de Janeiro 06/02/2019 - Cortes nas linhas de onibus municipais com intuito de viabilizar e aumentar a utilizacao do VLT.Na foto: Rogerio Claudino 40 anos.Foto: Fernanda Dias / Agencia O Dia. Fernanda Dias/Agencia O Dia