Mais Lidas

Tempestade castiga o Rio

Vários bairros estão destruídos pela água. Uma pessoa morreu na Zona Oeste

Carros em rua alagada em São Conrado
Carros em rua alagada em São Conrado -

Uma chuva forte que começou a cair na cidade, na noite desta quarta-feira, deixou o município em Estágio de Crise às 22h15, provocando estragos como falta de luz, alagamentos, interdições de vias importantes e destelhamentos em vários pontos do Rio. Uma pessoa morreu devido a um deslizamento que atingiu uma casa em Guaratiba, na Zona Oeste. E ainda há uma outra desaparecida.

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, áreas de instabilidade formaram núcleos de chuva de intensidade forte a muito forte, principalmente na Zona Oeste do Rio. Os núcleos já avançaram para as zonas Norte, Sul e Centro. Na última hora, os bairros mais afetados foram Recreio dos Bandeirantes (58,8 mm), Barra/Riocentro (58,6 mm), Grota Funda (45 mm), Alto da Boa Vista (36,6 mm), Vidigal (36 mm), Rocinha (32,2 mm), Santa Teresa (28,8 mm) e Jacarepaguá/Cidade de Deus (28,2 mm). Os demais bairros registraram chuva moderada. Entre 20h30 e 20h45, houve chuva muito forte na Grota Funda, no Alto da Boa Vista e na Barra da Tijuca.

Por conta da intensa chuva, sirenes para desocupação foram acionadas nas comunidades da Rocinha, na Zona Sul do Rio, e na Comunidade Sítio Pai João, no Itanhangá. É recomendado que os moradores sigam para os pontos de apoio. O Túnel Zuzu Angel foi interditado por conta de uma queda de árvore entre o acesso ao Túnel Acústico. Uma arvore caiu na Estrada da Pedra, sentido Barra, na altura da estação do BRT Santa Veridiana, e provocou a interrupção total do corredor TransOeste. Além do BRT, o tráfego de veículos foi bloqueado. Equipes da Prefeitura atuam no local. No Complexo do Alemão, o Cabo do teleférico caiu em algumas casas do Morro do Adeus, mas não há registro de feridos.

Horti Fruti alagado em São Conrado - Arquivo pessoal

Devido às rajadas de vento forte, um telhado foi arrastado até a Avenida Lúcio Costa, na Altura da Ilha 11. A via segue interditada e equipes da Prefeitura atuam no local. Bairros como Méier e Benfica já sofrem a falta de luz. Em Madureira, um bolsão d'água interditou parcialmente a Rua Santo Sepulcro, na altura do n° 146. Equipes da prefeitura acionadas. Na Barra da Tijuca, o mergulhão Billy Blanco foi fechado e bolsões d'água ocupam parcialmente as pistas centrais da Avenida Ayrton Senna, em ambos os sentidos, na altura do Senac.

Um outro vídeo que circula na internet é do exato momento que um homem está sendo arrastado pela correnteza. O registro ocorreu na comunidade da Rocinha.

Outro bolsão d'água foi registrado na Rua Jardim Botânico, na altura da Rua Pacheco Leão. Equipes da prefeitura foram acionadas. Na Avenida Brasil, a pista lateral, na altura de Benfica, sentido Centro, foi parcialmente ocupada pelo bolsão. Equipes trabalham no local. Em Botafogo, outro bolsão ocupa parcialmente o cruzamento das Ruas Muniz Barreto com a Marquê de Olinda.

Já em Guaratiba, Zona Oeste do Rio, equipes da Comlurb atuam na retirada de uma árvore que caiu Estrada da Pedra, no sentido Barra. Por conta da queda, o trânsito no local segue intenso.

 

Arvora caída na Estrada da Pedra, na Zona Oeste do Rio - Reprodução

Na Cidade de Deus, Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Moraes, na altura da Rua Edgard Werneck, também registrou alagamentos. No Catete, outro bolsão interditou a Rua do Catete na altura da Rua Silveira Martins e região. Ainda nesta noite, de 19h às 21h27, o órgão recebeu seis chamados para vistoria em desabamento de estrutura e um para vistoria em imóvel com rachaduras e infiltração, em edificações das zonas Norte e Oeste da cidade do Rio.

De acordo com a Infraero, o Santos Dumont opera em condições visuais para manobras de pousos e decolagens. O Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim também.

Defesa Civil segue alerta em Angra

A Defesa Civil de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio, permanece em estado de atenção. As sirenes voltaram a tocar no início da noite ao menos em dois bairros: Belém e Gamboa do Belém, e também no Abraão, na Ilha Grande. Moradores devem procurar abrigos e pontos de apoio do órgão. Por conta da tempestade que atingiu o município na última segunda-feira, o solo segue encharcado com risco de deslizamento de terra.

Em casos de emergência, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil através do 199 e os agentes irão direcionar a população ao ponto mais próximo de suas residências.

Bolsão d'água em Madureira Reprodução Twitter
Arvora caída na Estrada da Pedra, na Zona Oeste do Rio Reprodução
Carros em rua alagada em São Conrado Arquivo pessoal
Horti Fruti alagado em São Conrado Arquivo pessoal