Mais Lidas

Socialite pede desculpas após festa com negras vestidas de escravas

Segundo Donata Meirelles, as mulheres estavam vestidas de baianas e a cadeira representava o candomblé

Donata Meirelles comemorou seu aniversário de 50 anos com uma festa em Salvador
Donata Meirelles comemorou seu aniversário de 50 anos com uma festa em Salvador -

A festa de 50 anos da socialite e diretora da Vogue Brasil, Donata Meirelles causou polêmica nas redes sociais. Pelas fotos, a comemoração parecia ter uma temática escravocrata e até tinha "trono de sinhá" para que os convidados tirassem fotos ao lado de mulheres vestidas de escravas, que ficavam com abanadores. Após a repercussão negativa, Donata disse que foi mal interpretada e pediu desculpas.

LEIA MAIS: Diretora da Vogue Brasil causa polêmica ao fazer festa com negras vestidas de escravas

Com a presença de famosos e um show de Caetano Veloso, a socialite festejou o aniversário no Palácio da Aclamação, em Salvador, Bahia. Depois de suas fotos circularem pela internet, Donata Meirelles explicou que se tratavam de mulheres vestidas de baianas e que a cadeira representava o candomblé.

"Como era sexta-feira e a festa foi na Bahia, muitos convidados e o receptivo estavam de branco, como reza a tradição. Mas vale também esclarecer: nas fotos publicadas, a cadeira não era uma cadeira de Sinhá, e sim de candomblé, e as roupas não eram de mucama, mas trajes de baiana de festa", explicou.

 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.

Ontem comemorei meus 50 anos em Salvador, cidade de meu marido e que tanto amo. Não era uma festa temática. Como era sexta-feira e a festa foi na Bahia, muitos convidados e o receptivo estavam de branco, como reza a tradição. Mas vale também esclarecer: nas fotos publicadas, a cadeira não era uma cadeira de Sinhá, e sim de candomblé, e as roupas não eram de mucama, mas trajes de baiana de festa. Ainda assim, se causamos uma impressão diferente dessa, peço desculpas. Respeito a Bahia, sua cultura e suas tradições, assim como as baianas, que são Patrimônio Imaterial desta terra que também considero minha e que recebem com tanto carinho os visitantes no aeroporto, nas ruas e nas festas. Mas, como dizia Juscelino, com erro não há compromisso e, como diz o samba, perdão foi feito para pedir.

Uma publicação compartilhada por donatameirelles (@donatameirelles) em

Nas redes sociais, os assunto ainda dá o quer falar. Os internautas acusam a socialite de racismo.

"A branquitude ama vivenciar o ranço da escravidão, porque afinal de contas eles gostariam que não tivesse acabado mas, será que acabou? Vivemos na tal escravidão moderna, onde nossas dores viram fantasias, decoração de festas pra beneficiar o mal gosto das sinhás e sinhores", escreveu a cantora Joyce Fernandes, conhecida como Preta Rara.

A atriz e apresentadora Antonia Fontenelle também se manifestou. Ela escreveu uma mensagem pedindo para seus seguidores refletirem sobre a questão.

"Quem me conhece sabe que eu tenho pavor de mimimi. Mas sobre esse absurdo, que muitos podem achar normal, uma mulher branca e rica comemorar seus 50 anos vestida de sinhá rodeada de negras representando escravas em pleno século 21, desculpa aí os ricos e famosos, mas não posso fingir que é normal. Como mãe de um filho negro não posso ver isso e achar que é só uma brincadeira sem consequências", postou a loura.

"Mas o que mais me deixa de queixo caído é que trata se de uma mulher de comunicação, diretora de uma das mais importantes revistas, Vogue Brasil e esposa do maior publicitário desse país, Nizan Guanaes. O racismo e o preconceito até hoje matam. Pensem nisso senhores da comunicação, ou será que vocês não se importam com isso?", propôs Antonia.

Comentários