Mais Lidas

Vale faria simulação de rompimento em Nova Lima somente em junho

Vídeo mostra momentos de tensão dos moradores durante evacuação de 200 pessoas na noite de sábado

A cidade de Nova Lima, com a barragem da Vale ao fundo
A cidade de Nova Lima, com a barragem da Vale ao fundo -

Minas Gerais - A Vale anunciou que uma simulação de emergência de rompimento de barragem em Nova Lima estava prevista para junho. Durante a noite de sábado, o Corpo de Bombeiros precisou retirar cerca de 200 pessoas do local devido ao risco de uma tragédia como a de Brumadinho, também em Minas.

A empresa informou que “As pessoas evacuadas estão sendo acolhidas e registradas no centro comunitário, onde receberão informações adicionais”. Ainda segundo a Vale, responsável pelo reservatório que se rompeu em Brumadinho — 166 corpos foram encontrados e 147 pessoas ainda estão desaparecidas —, o nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração foi acionado de forma preventiva, "por segurança".

Os momentos de pânico dos moradores de Nova Lima, neste sábado, foram registrados em vídeo pelo "Missão Carcará", um canal mineiro do Youtube:

 

Coordenador da Defesa Civil de Nova Lima, Marcelo Santana afirmou que todas as providências de realocação dos moradores foram adotadas junto à Vale e aos órgãos oficiais: