Mais Lidas

Polícia apreende adolescente que planejava ataques à escola e à shopping em Niterói

Menor foi apreendido com um facão e um canivete e procurava por armas e explosivos

Material encontrado com o menor
Material encontrado com o menor -

Rio - Policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Niterói, na Região Metropolitana do estado, apreenderam nesta terça-feira um adolescente de 17 anos que planejava um ataque à escola em que estudava ou ao Shopping Plaza Niterói. Ele foi encontrado com um facão e um canivete, além de uma máscara dos personagens do seriado "La Casa de Papel", e procurava por armas e explosivos para realizar o ataque.

O menor foi apreendido em casa, no Centro de Niterói, após denúncias anônimas sobre o seu plano. Sob o comando do titular da DPCA, o delegado Robinson Gomes, os policiais descobriram conversas em redes sociais, onde o menor dava informações do plano.

"A partir daí, conseguimos um mandado de busca e apreensão, que foi cumprido na residência dele. Lá, também apreendemos seu celular e tablet e estamos analisando tudo", conta o delegado assistente da DPCA, José Paulo Pires.

Pires revela que além do menor outros jovens estão envolvidos no caso e são investigados. Um deles, inclusive, já foi identificado.

Prédios do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho - Reprodução / Google Street View

Bullying em escola

A escola alvo do adolescente era o Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (Iepic), colégio estadual onde ele cursa o sexto ano. Em depoimento na DPCA, ele disse que sofria bullying na unidade, motivação pela qual teria planejado o ataque.

"Ele disse que as pessoas que praticavam bullying contra ele exigiam até dinheiro e ele até já havia pago a um deles para não ser incomodado mais ", conta Pires.

O delegado diz que da DPCA o adolescente será levado ao Centro de Socioeducação Dom Bosco, unidade do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio.

Em nota, o Plaza diz que não concorda com os atos de violência. Confira: "O Plaza Shopping Niterói repudia qualquer intenção ou ato de violência e reiteramos o nosso propósito de ser um destino de entretenimento para clientes. Prezamos pela segurança dos nossos clientes e lojistas, com uma equipe treinada constantemente e estamos à disposição das autoridades para qualquer auxilio nas investigações. Reiteramos ainda que todas as operações do shopping funcionam normalmente nessa quarta-feira". 

O Shopping Plaza Niterói era um dos alvos do ataque - Reprodução / Google Street View

Material encontrado com o menor Divulgação / Polícia Civil
Prédios do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho Reprodução / Google Street View
O Shopping Plaza Niterói era um dos alvos do ataque Reprodução / Google Street View
Material encontrado com o menor Divulgação / Polícia Civil