Mais Lidas

Moradores de Vila Valqueire sofrem com falta d'água há mais de 50 dias

Problema começou no dia 1 de março e ainda não foi solucionado

Moradores fizeram faixa como protesto pela falta de abastecimento de água
Moradores fizeram faixa como protesto pela falta de abastecimento de água -

Moradores da Rua das Rosas, em Vila Valqueire, na Zona Oeste do Rio, estão sofrendo com a falta d'água há mais de 50 dias. Desde o dia 1 de março, nada sai das torneiras de aproximadamente 20 casas do lado ímpar.

A comerciante Danielle Moreira, de 42 anos, conta que apesar de vários vizinhos terem procurado a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), agentes só foram enviados ao local dias depois, mesmo com o prazo estabelecido de 7 dias úteis.

"Fizeram um rastreamento na calçada, para tentar ouvir algum rompimento, mas não identificaram. Na segunda vez que vieram, entraram em algumas casas para medir a pressão do volume da água e não cai nada das torneiras ou só um fio, que não é suficiente para abastecer as caixas d'água", explicou a comerciante.

Ainda segundo Danielle, houve uma terceira visita para verificar se os registros da rua estavam abertos ou apresentavam algum problema, mas ainda não há solução para a falta d'água.

"Não tem uma resposta concreta. Eles não dizem "vamos resolver tal dia", "descobrimos o problema", não tem uma resposta formalizada. Nós permanecemos com esse problema, não tem água", desabafou.

Danielle procurou a Justiça, que determinou multa diária de R$200 caso o abastecimento de água não fosse restabelecido em sua casa. Ela conta que um funcionário a procurou 24 horas após a sentença, para religar a água de sua residência, mas não houve desligamento, e sim falta d'água em toda a rua.

"Eu disse que não tinha sido desligada, mas tinha um problema de falta d'água na rua. Ele então pediu para eu assinar um documento, escrito na hora. Eu não assinei e nem li, mas acredito que queria me induzir a assinar um papel para a Cedae não ser multada", conta a moradora.

Justiça determinou multa diária caso o abastecimento de água não fosse restabelecido - Arquivo Pessoal

Algumas pessoas afetadas conseguiram colocar bombas d'água, mas, outros precisam encher baldes na casa de vizinhos do lado par, que estão com o abastecimento normal. Apesar de estarem há mais de 50 dias sem água nas torneiras, as contas não vieram com desconto pela falta de fornecimento. Insatisfeitos com a situação, os moradores realizaram diversas manifestações na rua, na expectativa de solucionarem o problema. O aposentado José Carlos do Amaral, de 69 anos, lamentou a situação.

"Diversas reclamações, protocolos e nada. Vieram na rua três vezes e só falaram que provavelmente fosse entupimento devido a tubulação ser antiga, mas nada aconteceu. Está difícil, parece mentira, mas é verdade."

Manifestantes se reuniram para cobrar solução da Cedae - Arquivo pessoal

Em nota, a Cedae informou que "técnicos irão vistoriar o sistema a fim de identificar a causa da redução da pressão em rede que atende o local."

Moradores fizeram faixa como protesto pela falta de abastecimento de água Arquivo pessoal
Justiça Arquivo Pessoal
Arquivo pessoal Manifestantes se reuniram para cobrar solução da Cedae
Moradores fizeram faixa como protesto pela falta de abastecimento de água Reprodução / Arquivo pessoal