Mais Lidas

Metrô Rio passa a aceitar pagamento por aproximação de cartão de crédito e celular

Tecnologia já funciona em todas as 41 estações

Metrô Rio passa a aceitar pagamento por aproximação de cartão de crédito e celular
Metrô Rio passa a aceitar pagamento por aproximação de cartão de crédito e celular -

Os passageiros de metrô na cidade do Rio de Janeiro já podem contar com ajuda da tecnologia para evitar filas. A concessionária MetrôRio passou a aceitar ontem o pagamento por aproximação, nas catracas, feito por cartão de crédito, aparelho de celular, pulseira ou relógio com a tecnologia NFC.

A ideia é que o passageiro não precise comprar ou recarregar bilhete do metrô, um sufoco para turistas, por exemplo, segundo a Agência Brasil. Basta, agora, aproximar o dispositivo com a tecnologia NFC — há uma série de aplicativos online que habilitam esta função — direto em uma das catracas adaptadas em qualquer das 41 estações do metrô. Com isso, a cobrança das passagens é feita direto no cartão para ser paga junto com a fatura.

A novidade, por enquanto, só funciona para quem tem cartão de crédito da bandeira Visa, emitido pelos bancos Banco do Brasil ou Bradesco, ou celular, com tecnologia NFC. Quem não tem o cartão precisa entrar em contato com a agência e pedir um novo.

Nos celulares, o app funciona como uma carteira digital, que guarda dados do usuário e pode ser instalado em celulares de todos os sistemas operacionais. O aparelho pode estar off line, mas com o mínimo de bateria para funcionar.

*Estagiário sob supervisão de Thiago Antunes