Engenheira de formação e especializada em Moda e Marketing Estratégico, a empresária Lorena Marin Caruso está resgatando as raízes dos povos sul-americanos. Ela criou uma grife de moda, a Tóry Moda, que traz dizeres em tupi-guarani, termo genérico para um grupo de línguas indígenas da América do Sul e uma das oficiais do Paraguai.
"A marca revolucionou não só a forma de entender a moda, mas também auto-interesse na língua materna que, entre os brasileiros, é o Guarani. A tendência no mundo fashion é expressar-se com uma mensagem importante", acredita a empresária.
A paraguaia Marin tem uma vida ligada ao empreendedorismo industrial da moda há 18 anos, fabricando polos e camisetas com o mais durável e suave algodão. O gosto pela costura veio de berço.
"Desde a infância, eu me animada nos dias que eu podia acompanhar a minha mãe em uma grande costura de uma indústria de prestígio, espacializada em camisas de corte perfeito. Eu cresci entre essas máquinas de costura e rolos de tecido. Gostava de ver as pessoas com roupas de cada nova coleção", relembra a empresária.
Hoje, a paraguaia detém vários prêmios importantes, incluindo o mais recente "2018 Business Excellence CONACYT". A empresária é muito comprometida com o crescimento do setor da moda na América Latina. Seja, por meio de contribuições constantes através de seminários, workshops e exposições.
Com foco em palavras doces e exóticas no tupi-guarani, a marca criou um conceito de boa qualidade em peças de vestuário que cativou a capital paulista.
"Por outro lado, criatividade e tradição andam de mãos dadas em cada uma das camisas polos que vendemos com a nossa assinatura que não devemos perder de vista", afirma a Marin, que se intitula empreendedora social.

