Mais Lidas

Colégio Militar veta evento

Alunos fora de olimpíada de história

Fachada do Colégio Militar da Tijuca, na Zona Norte do Rio
Fachada do Colégio Militar da Tijuca, na Zona Norte do Rio -

Os 14 mil alunos do Sistema Colégio Militar foram proibidos de participar da 11ª Olimpíada Nacional de História do Brasil. Segundo o Departamento de Educação e Cultura do Exército, a decisão foi tomada porque o evento não atende "ao interesse da proposta pedagógica" da instituição de ensino. Representantes do Sistema tiveram acesso ao conteúdo e consideraram a proposta "inadequada" para os alunos.

De acordo com O Estado de S. Paulo, o uso de palavrões em textos das questões desagradou aos militares. A proibição provocou indignação entre os estudantes. Para eles, a medida destoa da conduta adotada nos colégios do sistema, que sempre incentivou a participação nesse tipo de competição. Eles acreditam que a proibição é uma tentativa de evitar que os alunos tenham contato com questões que façam alusão ao período da ditadura militar.

Não foi informada qual a punição para quem desrespeitar a medida. A competição é coordenada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (SP), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico.

Comentários