Mais Lidas

Semana do MEI agita a vida econômica do Rio

Evento promovido pelo Sebrae começa amanhã com atividades e capacitações

A capacitação promovida pelo Sebrae é voltada para pequenos empresários e microempreendedores individuais durante toda semana
A capacitação promovida pelo Sebrae é voltada para pequenos empresários e microempreendedores individuais durante toda semana -

A semana será agitada e cheia de novidades para quem quer empreender: de amanhã a sexta-feira rola a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), voltada aos segmentos de beleza, alimentos, economia criativa, construção civil e moda. O evento, organizado pelo Sebrae, visa a oferecer gratuitamente capacitações gerenciais e orientações a quem já tem uma empresa ou quer montar o próprio negócio.

A programação inclui palestras, oficinas e orientações técnicas. As atividades presenciais acontecem em toda a rede de atendimento do Sebrae, que contempla 14 municípios fluminenses.

A expectativa é atender cerca de 4,5 mil clientes, entre MEIs e potenciais empresários de todo o estado. A programação completa prevê um total de 196 eventos sobre temas como gestão, formação de preço, orientações sobre crédito, controle de estoque, marketing e estratégias para melhorar o negócio por meio das redes sociais.

Segundo o Sebrae, o Estado do Rio tem hoje 963.558 MEIs. Desses, 409.518 atuam na capital. A atividade mais frequente é a de cabeleireiro, seguida do comércio varejista de vestuário e acessórios.

E foi a beleza que levou Vivian Alvarenga, de 36 anos, a virar microempreendedora há menos de um ano. "Decidi sair da área financeira para me dedicar à maquiagem, para atender noivas e debutantes. Hoje, sou meu próprio financeiro, e minha renda é o dobro do que recebia anteriormente", explica.

A capacitação promovida pelo Sebrae é voltada para pequenos empresários e microempreendedores individuais durante toda semana Divulgação
Karen Rangel Reprodução
MEI Vivian Alvarenga Reprodução pessoal
MEI Arthur Lino Reprodução pessoal
representante de suplementos Bernar Vailant, de 29 anos Reprodução pessoal