Mais Lidas

Cidade japonesa separa seu lixo em 45 categorias

Categorias variam de travesseiros a escovas de dentes, garrafas (dependendo do tipo de vidro), recipientes diferentes, objetos de metal, entre outros.

O objetivo final é reciclar tudo
O objetivo final é reciclar tudo -
Não há coleta de lixo na pequena cidade japonesa de Kamikatsu. Seus 1.500 habitantes vão ao aterro sanitário para pacientemente classificar seu lixo em 45 categorias. O objetivo final é reciclar tudo.

"Sim, é complicado", admite Naoko Yokoyama, de 39 anos, no meio de um labirinto de contêineres e caixas no centro de triagem. "Mas desde que me mudei para cá há um ano, presto mais atenção ao meio ambiente".

As categorias variam de travesseiros a escovas de dentes, garrafas (dependendo do tipo de vidro), recipientes diferentes, objetos de metal, etc.

Localizada nas montanhas 530 quilômetros a sudoeste de Tóquio, a vila de Kamikatsu pretende reciclar tudo sem enviar nada para os incineradores até 2020.

Embora os funcionários do centro de resíduos ajudem, há muito trabalho para os vizinhos que devem lavar e secar sacos, embalagens e recipientes para facilitar a reciclagem.

Alguns objetos exigem desmontagem. Em um canto, um homem usa um martelo para extrair as peças de metal das prateleiras que ele trouxe. Em outro, os trabalhadores do centro de triagem cortam uma longa mangueira de borracha em pedaços. O local tem compressores para latas e plásticos.

Galeria de Fotos

O objetivo final é reciclar tudo AFP
O objetivo final é reciclar tudo AFP
O objetivo final é reciclar tudo AFP
O objetivo final é reciclar tudo AFP