Mais Lidas

Motel Vip´s fecha as portas nesta segunda-feira

Prejudicado pelas interdições na Avenida Niemeyer, estabelecimento não resistiu ao prejuízo e agora encerra as atividades

Interdição na Avenida Niemeyer ocorreu em 28 de maio após determinação da Justiça, pois havia risco de novos deslizamentos
Interdição na Avenida Niemeyer ocorreu em 28 de maio após determinação da Justiça, pois havia risco de novos deslizamentos -
Rio - São 40 anos de histórias que, pelo visto, vão ficar só nas memórias de clientes. Quem um dia já subiu a Avenida Niemeyer para realizar seus desejos no Motel Vip's, um dos mais conhecidos do Rio, recebe agora uma triste notícia. Este domingo, 23 de junho, é o último dia das atividades no espaço, que fechará as portas amanhã. O motivo? As sucessivas interdições da via pelas equipes da Prefeitura do Rio — devido a obras e a deslizamento durante as chuvas—, impossibilitando o acesso de pessoas ao local. 
A informação sobre o fechamento do estabelecimento foi antecipada pelo colunista do Globo, Ancelmo Gois, neste domingo, e confirmada ao DIA pela administradora e uma das donas do Vip´s, Anna Tereza Barros. Segundo ela, houve desrespeito e descaso do poder público. E, de fevereiro para cá, houve queda de 60% na ocupação do motel. 
"Meu avô (o empresário Ignácio Loyola) que construiu aquilo tudo há 40 anos. Sou da terceira geração que cuida do motel. E temos 60 funcionários, ou seja, 60 famílias que dependem de mim. Infelizmente, hoje (domingo) será nosso último dia de atividades", contou ela, que conversará com os empregados na terça-feira. 
As intervenções na Niemeyer começaram em 2014, e já eram alvo de críticas de empresários responsáveis por motéis na região. Eles reclamam que a prefeitura fechava e abria a via sem comunicar os estabelecimentos, prejudicando o comércio no local.
Mas a gota d'água para tomar a decisão derradeira foi o episódio da última sexta-feira, 20 de junho. "Recebi uma ligação de um cliente dizendo que foi barrado por um guarda municipal, onde tem a barreira do Vidigal. Ele falou que estava impedido o acesso ao Vip´s, e apontou o risco de acesso por carros. Mais uma vez, eu não sabia de nada. Fui para a barreira e, quando cheguei lá, liguei pra prefeitura, sendo que o que me causou mais estranheza é que as pessoas não sabiam (dessa proibição), os policiais da UPP também não sabiam", relatou. 
A informação que ela recebeu por guardas que estavam naquele ponto da via é que a perícia (do município) detectou que ali era área de risco. "Mas engraçado que há risco então só para carros, né. Porque a Niemeyer virou área de lazer, com crianças jogando bola, andando de bicicleta...".
Anna Tereza diz que nem mesmo a crise financeira foi capaz de fazer o estabelecimento fechar. "Crise a gente atravessa e uma hora melhora".  
Constrangimento
Anna Tereza citou ainda que clientes foram constrangidos diversas vezes, lembrando o que ocorreu na semana do Dia dos Namorados, quando guardas municipais só liberavam o acesso de veículos naquele trecho da Niemeyer se a pessoa os informasse que estava indo ao motel. "Imagina o constrangimento das pessoas em informar aos guardas? Tenho clientes que são conhecidos (famosos)".
Dificuldades
Representante da Associação Brasileira de Motéis no Rio e sócio do Shalimar, que fica na Avenida Niemeyer, Antônio Cerqueira avalia que, desde 2014, o comércio localizado na via vem sofrendo. Segundo ele, essas medidas tomadas pela prefeitura sem pensar em ações alternativas junto com os empresários da região agravou a crise dos motéis. 
Cerqueira não pensa em fechar o Shalimar, mas conta que se viu obrigado a reduzir os preços dos quartos. "Já estávamos mantendo os valores de dois anos atrás. E no início de 2019 chegamos a reduzir os preços", disse.