Mais Lidas

Prefeitura vai retomar demolição de seis prédios na Muzema

Liminar que impedia medida foi suspensa por juíza da 4ª Vara de Fazenida Pública

Área da Muzema, no Itanhangá, na Zona Oeste do Rio
Área da Muzema, no Itanhangá, na Zona Oeste do Rio -
A Secretaria de Conservação (Seconserva) vai retomar o processo de demolição de seis prédios construídos ilegalmente na Muzema, no Itanhangá, Zona Oeste do Rio. A Justiça Estadual cassou, na quinta-feira, a liminar que impedia a demolição. A liminar havia sido concedida pela juíza Aline Massoni, da 4ª Vara de Fazenda Pública, mas a magistrada aceitou os novos argumentos da Procuradoria Geral do Município (PGM) e decidiu cassar a decisão.
A decisão abrange os prédios números 96, 97, 98 e 100 da Rua da Mangueira, e 99 e 101 da Rua Dália, todos situados no Condomínio Figueiras do Itanhangá, onde dois prédios desmoronaram no início de abril, matando 24 pessoas.
A juíza afirma que a Prefeitura apresentou documentos "que denotam a situação irregular e ilegalizável das construções, bem como o alto risco de desmoronamento". 
A magistrada menciona ainda o boletim de ocorrência elaborado pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Ordem Pública, que diz: "A adequação das edificações a patamar de segurança aceitável é praticamente impossível. O fato de não existirem projetos que permitam verificar a estabilidade das construções ao longo de suas vidas úteis e de eventual incêndio impossibilitar o escape de pessoas, levando ao risco de um colapso estrutural, por si seriam suficientes para demolir grande parte das construções".
A juíza reconheceu também que o município comprovou, com uma série de documentos, ter afixado nos prédios laudos de vistoria intimações, editais de demolição e notificações, além de confirmar que os primeiros editais de embargo datam de 2005, onde consta que "trata-se de prédio localizado em área de encosta (área de média a alta suscetibilidade geológica), sem obras de contenção. Não há como garantir quanto à segurança e conservação."