Impulso para a cultura

De teatro à pintura, Sesc RJ se destaca pela grande diversidade de oficinas

Atividades de pinturas, artes cênicas e de roteiro estão entre os diferentes laboratórios oferecidos em todas as 21 unidades do Sesc RJ
Atividades de pinturas, artes cênicas e de roteiro estão entre os diferentes laboratórios oferecidos em todas as 21 unidades do Sesc RJ -

De todos os conceitos que envolvem a formação de um ser humano, a cultura e a educação são alguns dos mais importantes. Elas ajudam a moldar a sociedade e as futuras gerações. Não é à toa que esses são os principais pilares de atuação do Sesc RJ, um dos principais agentes de fomento à cultura no estado do Rio de Janeiro.

Bem-estar e qualidade de vida do comerciário e da sociedade, e o acesso da população a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e responsabilidade social já são pilares do Sesc RJ desde sua criação, em 1946. Atualmente, com o objetivo de fomentar e garantir que as mais diversas manifestações culturais brasileiras tenham espaço, o Sesc oferece diversas oficinas.

São diferentes laboratórios que ajudam a inserir as pessoas no ramo cultural: linguagens, artes cênicas, artes plásticas, danças, circo, dramaturgia, música, teatro, cinema, entre outros. A maior parte das oficinas é gratuita. Quando há algum custo, o valor é simbólico ou revertido em doação de alimentos não perecíveis.

"O Sesc tem duas diretrizes básicas: a primeira diz que todo cidadão tem o direito de ter a sua cultura respeitada e também o direito de conhecer outras culturas. A segunda fala sobre a diversidade cultural. Então, temos o cuidado de oferecer a maior diversidade possível de cultura em nossas unidades", diz Márcia Costa Rodrigues, gerente de cultura do Sesc RJ.

Para Márcia, a instituição vai além da formação profissional. "Trabalhamos no sentido antropológico da cultura, mais do que meramente em uma formação artística, que também é importante. É a chamada bagagem cultural, que pode servir profissionalmente, mas também engrandece a vida do cidadão", conta.

Paixão pela arte

Luis Cailaud, de 59 anos, começou no Sesc RJ frequentando um grupo teatral. No entanto, a diversidade de ações da instituição despertou outros interesses. Tanto que ele se tornou professor de xilogravura (técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel) da instituição.

"Tudo começou no grupo teatral, nos anos 1980. Um dia, por curiosidade, entrei em uma sala e me deparei com um professor de xilogravura. Gostei do trabalho e pedi para participar das aulas. Ali começou minha paixão por esta arte. Desde então, há 25 anos, sou professor de xilogravura e hoje dou aula no Sesc", recorda.

De aluno a professor, Luis conta que o Sesc transformou a sua vida. "Eu trabalhava como vitrinista e acabei me apaixonando pela xilogravura. É uma arte trabalhosa, que exige dedicação e que me fez abdicar de muitas coisas na vida. Mas quando você convive com a arte, sua vida ganha uma nova perspectiva", explica o professor, que é responsável por formar 40 alunos por ano.

O Sesc também tem uma veia artística forte na criação. São ações de estímulo à formação e aquisição de conhecimento totalmente gratuitos. É o caso do Sesc Argumenta, laboratório imersivo que propõe uma consultoria especializada para novos autores de projetos cinematográficos.

Rita Piffer participou da primeira edição do laboratório. Ela destaca como a atividade e a chancela do Sesc enriquecem o currículo. "Ter o selo de qualidade do Sesc no currículo conta demais. As pessoas do meio veem o Sesc Argumenta como um ótimo laboratório de roteiro e argumento. A curadoria é maravilhosa. Isso aumenta muito as chances de trabalho no meio por conta do networking obtido no curso".

Além de cultura e educação, o Sesc RJ oferece atividades nas áreas de saúde, turismo social, esporte e responsabilidade social. Para ficar por dentro, acesse o site www.sesc.com.br. A instituição tem atividades culturais em todas as 21 unidades espalhadas por 12 municípios do estado do Rio.

Instituição se destaca pela variedade de laboratórios em suas 21 unidades no estado
Instituição se destaca pela variedade de laboratórios em suas 21 unidades no estado Divulgação