Mais Lidas

Profissionais da beleza contra a violência doméstica

Senac, Sesc e TJ-RJ lançam o inovador programa Mãos Empenhadas

Profissionais de beleza serão treinados para atuar na conscientização e no esclarecimento às vítimas de violência doméstica
Profissionais de beleza serão treinados para atuar na conscientização e no esclarecimento às vítimas de violência doméstica -
No que depender dos profissionais da área da beleza formados pelo Senac RJ, a violência doméstica contra as mulheres sofrerá um duro golpe. E não será com pincéis de maquiagens, escovas ou tesouras. A arma é a informação. O programa Mãos Empenhadas contra a Violência, parceria entre o Senac RJ, Sesc RJ e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ), lançado hoje, tem como objetivo criar uma rede de profissionais de beleza que atuarão na conscientização e no esclarecimento às vítimas de violência doméstica.

No piloto do programa, réplica de um projeto desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul em 2017, especialistas da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem RJ) realizarão, a partir de 19 de agosto, a capacitação de cerca de 120 instrutores de Beleza das unidades do Senac RJ na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Eles atuarão como multiplicadores junto aos alunos dos cursos da instituição.

A intenção é que os futuros profissionais de beleza desenvolvam competências de escuta e apoio nas temáticas relativas à violência de gênero e possam contribuir para o combate à violência, identificando e orientando as clientes com base na Lei Maria da Penha. A estimativa é que, até 2020, sejam impactados cerca de 2 mil alunos dos cursos de Cabeleireiro, Maquiador, Depilação, Manicure e Técnico em Estética da instituição.
A diretora do Senac RJ, Ana Cláudia Martins, ratifica que as entidades envolvidas atuarão de acordo com a legislação. "Essa parceria irá atuar de forma alinhada com a Lei Maria da Penha e tem como objetivo sensibilizar e capacitar os futuros profissionais de beleza para serem capazes de conscientizar e esclarecer suas clientes sobre a questão da violência doméstica contra a mulher". 
Ana Cláudia também destaca que o programa do Senac, Sesc e TJ-RJ tem um caráter vanguardista. “Trata-se de uma iniciativa inovadora, que incentiva esse setor da sociedade civil a atuar como multiplicador e de forma preventiva e personalizada, aproveitando a proximidade da relação dos profissionais de beleza com suas clientes”, afirma.

Membro da Coem RJ, a juíza Katerine Jatahy explica que os instrutores do Senac RJ receberão as orientações de um grupo especializado em violência de gênero composto por psicólogas, juízas, delegadas e policiais militares. “Muitas vezes essas clientes chegam nos salões procurando esconder sinais de violência. A ideia é que os profissionais consigam identificar possíveis vítimas, seja de violência física, psicológica ou patrimonial, e que possam orientar sobre como procurar ajuda”, diz.
O Sesc RJ irá complementar o curso com palestras, debates, oficinas, esquetes teatrais e curtas sobre temas ligados a feminicídio e violência doméstica. Além do Senac RJ, do Sesc RJ e do Coem RJ, são parceiros o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim RJ) e o Sindicato dos Institutos de Beleza e Cabeleireiros de Senhoras do Rio de Janeiro (Sinbel).