Mais Lidas

Campanha de vacinação contra raiva será adiada para dezembro

Vigilância Sanitária confirmou a reprogramação da campanha, conforme antecipou O DIA

A raiva é uma zoonose que mata
A raiva é uma zoonose que mata -
A Vigilância Sanitária Municipal do Rio confirmou, nesta sexta-feira, que a campanha de vacinação contra raiva será reprogramada, conforme antecipou a coluna "É o Bicho", do Jornal O Dia. O motivo alegado é o atraso na produção das vacinas no laboratório responsável. Segundo a subsecretária da Vigilância Sanitária, as vacinas serão distribuídas a partir de dezembro.
"A campanha ocorre normalmente em setembro ou outubro, pois depende da chegada da vacina ao Rio. A nossa previsão é fazer a campanha a partir de dezembro, em cinco sábados, com uma média de 100 mil animais vacinados por dia", afirmou Márcia Rolim.
Como a vacina tem imunidade por um ano, os animais que foram vacinados na campanha passada, ocorrida em setembro, ficarão dois meses sem a proteção contra a zoonose. "As pessoas podem levar em uma clínica particular ou aguardar dezembro, na campanha gratuita", ponderou a subsecretária.
A raiva é uma zoonose que mata, causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é transmitida principalmente por meio da mordida de animais infectados.
A meta da campanha para esse ano era vacinar 500 mil animais. Com ela, em 2017, a prefeitura imunizou 468 mil cães e gatos (um aumento de 550% em relação a 2016), e 442 mil em 2018.
Uma dose da vacina em clínicas veterinárias particulares custa a partir de R$ 45. O Rio não registra caso em humanos há 33 anos.