Mais Lidas

Frente fria vai mudar o clima no Rio de Janeiro

A menor temperatura prevista para semana é de 14ºC na capital e 10º na Região Serrana

Rio,03/08/2019 - COPACABANA- Frente fria e ressaca no Rio de Janeiro. Na foto. Foto: Cléber Mendes/Agência O Dia
Rio,03/08/2019 - COPACABANA- Frente fria e ressaca no Rio de Janeiro. Na foto. Foto: Cléber Mendes/Agência O Dia -
O mês de setembro já começou trazendo para os cariocas uma semana de tempo instável. A passagem de uma frente fria pelo Rio influenciará a queda de temperaturas, com a mínima podendo chegar a 10ºC na Região Serrana durante a quarta-feira e máxima de 30ºC, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O céu ficará predominantemente nublado, com chuva e ventos moderados a forte e as áreas mais afetadas serão a Região Serrana, Região Metropolitana e o Litoral Sul do estado.
O metereologista do Climatempo, João Luiz Martins Bastos, explica a mudança de tempo no Rio: "a frente fria vem da Região Sul do país. Ela se formou no alto mar do Sul e se deslocou no final dessa semana, chegando na altura do Rio de Janeiro na madrugada desse domingo."

"A frente fria ainda segue em alto mar, o que causa um sistema de baixa pressão na costa do Rio", informa. "Esse sistema causa mudança na circulação do vento, movimentando-o contra a costa do Rio. Com isso, aumenta a nebulosidade, umidade e as chuvas".
Segundo o INMET, para hoje há previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes, mas isoladas, a partir da tarde, podendo vir acompanhadas de raios. Os ventos também estarão moderados, ocasionalmente fortes. As temperaturas apresentaram declínio em relação a ontem, com mínima de 19°C e máxima de 31°C.
Na segunda-feira, a chegada desta frente fria mantém o tempo instável, com ventos moderados e chuva fraca a moderada, isolada, a qualquer momento do dia. No estado, a mínima será de 12ºC e a máxima 34ºC. Na capital, os números são de 15ºC e 25ºC, respectivamente.
Já na terça-feira, as pancadas moderadas de chuva serão a partir da tarde, com raios e rajadas moderadas de vento. No Rio, a mínima está prevista para 10ºC e a máxima 35ºC. Para a capital, será 15ºC e 35ºC, respectivamente.
Para quarta-feira, a previsão é de céu nublado a encoberto com chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento. Na Região Metropolitana, a previsão será de mínima de 14ºC e máxima de 24ºC. Em todo o estado, as temperaturas serão de 10ºC e 30ºC.
Na quinta-feira, o céu permanecerá encoberto e com chuvas isoladas. Para o Rio, a mínima será de 11ºC e máxima de 30ºC. Já na capital, teremos 14ºC e 22ºC, com rajadas de vento fracas a moderadas.
Prepare-se com O DIA
Em casos de alagamentos, redobre a atenção ao dirigir e mantenha os faróis acessos. Além disso, permaneça em local seguro e não caminhe pelas águas para evitar acidentes e risco de doenças.
Com ventos fortes, feche todos os aparelhos elétricos e registro de gás. Evite deixar objetos que possam cair em locais altos e cuidado com o uso de velas se houver falta de luz. Em casa, feche as janelas, basculantes e portas para evitar canalizações de ventos. Se estiver na rua, não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas, que devem ser evitados assim como cabos elétricos, outdoors, andaimes e escadas.
*Estagiária sob supervisão de Waleska Borges
%MCEPASTEBIN%