Mais Lidas

Prontos para os desafios

Banco de Oportunidades comprova sucesso com 103 contratados para o Rock in Rio

Rio, 26/09/2019, Aniversario  do Jornal Meia Hora com Paulinho Gogo, Foto de Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Rio, 26/09/2019, Aniversario do Jornal Meia Hora com Paulinho Gogo, Foto de Gilvan de Souza / Agencia O Dia -

Um dos desafios do mercado de trabalho está na qualificação. De um lado, profissionais que buscam oportunidades, mas carecem de capacitação. Do outro, empresas que buscam mão de obra, só que "já pronta". O Banco de Oportunidades do Senac RJ faz justamente essa ponte. Um programa tão eficiente que resultou em mais de 100 estudantes formados pela instituição contratados pelo Habib's para trabalhar no Rock in Rio, que começa hoje.

O nome da ação não podia ser mais apropriado: Conectou. E ainda podia ter "eficiência" no sobrenome. Das 108 vagas que a rede de lanchonetes buscava preencher para o famoso festival de música, 103 se inscreveram no programa do Senac RJ.

"Usamos o lema 'melhores pessoas nas melhores empresas' para ampliar as condições de empregabilidade dos estudantes, fazendo orientação do profissional e encaminhando-os às empresas, para atender bem ao setor", destaca Fernanda Centurion, gerente do Banco de Oportunidades.

O serviço gratuito do Senac é visto como um grande aliado do empresário, já que otimiza a logística das companhias com contratações e treinamento. O Banco funciona justamente a partir da demanda de uma empresa.

O programa do Senac faz a avaliação das vagas, traça um perfil do que a companhia busca e define um público-alvo para os candidatos. Os estudantes e formados, então, podem se inscrever no Banco. Com isso, os interessados já chegam engajados para atuar dentro da proposta não só da vaga, como da filosofia da empresa.

Com os interessados, o Senac faz um trabalho prévio: apresentação da vaga, atualização do currículo e preparação para a entrevista. Ao mesmo tempo, muitas empresas fazem ações em alguma unidade do Senac, onde representantes falam sobre como é trabalhar na companhia, plano de carreiras e oportunidades. Depois, podem até optar por entrevistas presenciais.

Tal processo reduz tempo e custo para ambas as partes. Foi o que constatou o Habib's na ação visando o Rock in Rio.

"A empresa acelera a curva de produtividade dos colaboradores. Se um funcionário novo sem qualificação leva 30 dias para chegar em 100% de produtividade, o qualificado alcança este índice em 1/3 do tempo", diz Raquel Castro, gestora de RH do Habibs.

Em tempos digitais, o Banco vai além. Há tutoriais para os alunos da instituição aprenderem como fazer pitching, vídeos onde devem se apresentar para o entrevistador, e orientações para entrevistas on line.

"Fazemos um trabalho de atrair as pessoas certas para que cheguem dentro do que a empresa espera", ressalta Fernanda.

Só em 2018, o programa atendeu 853 empresas, que disponibilizaram mais de 3 mil vagas. A taxa média de empregabilidade é de 66%. O Senac RJ recebe cadastros de empresas pelo site www.bancodeoportunidades.com.br.

Rio, 26/09/2019, Aniversario do Jornal Meia Hora com Paulinho Gogo, Foto de Gilvan de Souza / Agencia O Dia Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Banco de Oportunidades do Senac RJ faz a ponte entre o empresário e a mão de obra capacitada Divulgação
Zeca ( Eduardo Sterblitch ) Globo/Raquel Cunha