Mais Lidas

Vai botar a cara?

Câmeras vão identificar brigões no Maracanã

No Maracanã, o sistema já funciona para identificar foragidos
No Maracanã, o sistema já funciona para identificar foragidos -

O sistema de reconhecimento facial da Polícia Militar passará a identificar torcedores impedidos de entrar no estádio do Maracanã em dias de jogos, entre eles os envolvidos em brigas de torcidas. Hoje, o sistema identifica apenas foragidos da Justiça, pessoas com mandados de prisão em aberto ou desaparecidos. Segundo a PM, o banco de dados com pessoas proibidas de entrar em estádios ainda não foi adaptado ao sistema, por questões técnicas e jurídicas. O governador Wilson Witzel (PSC) anunciou, ontem, que o entorno do Aeroporto Santos Dumont também receberá o serviço até o fim do ano.

"Estamos avançando no uso de tecnologia para combater o crime. O sistema de reconhecimento facial utilizado pelas nossas forças de segurança está em operação desde março, em Copacabana. Em julho, expandimos o projeto aos acessos do Maracanã em dias de jogos. O entorno do Aeroporto Santos Dumont também receberá essas câmeras, até o fim do ano", publicou Witzel no Facebook.

Sem prazo para expansão

A assessoria de imprensa da PM esclareceu que, até o fechamento do último balanço, 48 mandados de prisão e de apreensão de adolescentes foram efetuados com auxílio do sistema. A instituição acrescentou que só será planejada a inclusão de outros bairros após a conclusão da fase experimental.

Mas, apesar de toda a empolgação das autoridades, o sistema já falhou. Em julho, Sandra Maria de Alencar, de 52 anos, foi levada para uma delegacia de Copacabana após ter sido confundida com uma criminosa. Na ocasião, ela trabalhava segurando uma placa de venda de joias.