Mais Lidas

FGTS: correção no dia 10

Saiba o que o trabalhador precisa fazer para resgatar. É possível simular os valores

O trabalhador que optar pelo saque-aniversário do FGTS, que teve período de adesão liberado ontem, poderá escolher o 1º ou o 10º dia do mês em que nasceu para receber o dinheiro, conforme o calendário de pagamento. Quem deixar para sacar no dia 10, no entanto, sairá ganhando: terá acréscimo de juros e atualização monetária do fundo, referente ao mês.

Antes de aderir à nova modalidade de saque, o empregado tem como simular quanto poderá resgatar, de acordo com as novas regras, no site fgts.caixa.gov.br ou no aplicativo FGTS. Quem é cliente da Caixa Econômica ou de outro banco pode solicitar o pagamento em conta, que deve obedecer ao calendário divulgado pela Caixa.

O saque-aniversário permite a retirada de parte do saldo do FGTS todo ano, sempre no mês do aniversário do empregado. O primeiro crédito será para os nascidos em janeiro e fevereiro, com período de saque entre abril a junho de 2020. Já a partir de 2021, será efetuado nos meses certos.

Os valores do fundo vão ficar disponíveis para resgate por 90 dias, a contar do primeiro dia útil do mês de nascimento. Ou seja, se o empregado nasceu em 20 de junho, terá de 1º de junho até o último dia útil de agosto para resgatar o FGTS. Caso ele não retire o recurso, o valor volta para o fundo.

Para simular o valor a ser sacado e optar ou não pela nova sistemática, basta acessar fgts.caixa.gov.br, fazer login, informando o CPF, NIS ou e-mail e senha. Caso não seja registrado, o interessado deve clicar no botão que indica a criação do cadastro.

O prazo para adesão ao saque-aniversário, que não é obrigatório, vai até dezembro de 2019.