Mais Lidas

Ação contra quadrilha que cobrava propina mira em ex-secretário e vereador de Búzios

Entre os alvos estão o ex-secretário de Fazenda do município, Marcelo Chebor da Costa, e o vereador Lorram Gomes da Silveira, então chefe de gabinete do ex-prefeito André Granado

Vereador de Búzios Lorram Gomes da Silveira é um dos alvos de mandado de busca e apreensão
Vereador de Búzios Lorram Gomes da Silveira é um dos alvos de mandado de busca e apreensão -
O Ministério Público do Rio (MPRJ), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e em parceria com a 127ª DP (Búzios), fazem uma operação para cumprir sete mandados de busca e apreensão em Búzios, na Região dos Lagos, nesta quinta-feira. Entre os alvos estão o ex-secretário de Fazenda do município, Marcelo Chebor da Costa, e o vereador Lorram Gomes da Silveira, então chefe de gabinete do ex-prefeito André Granado, que atualmente está afastado do cargo, além de despachantes.
Os mandados da operação Plastógrafos (que em grego significa aquele que falsifica documentos, que jura falso) foram autorizados pela 1ª Vara de Armação dos Búzios com base na investigação que apura crimes de corrupção e falsificação praticados por uma quadrilha que cobrava propina de empresários para a emissão de alvarás. A quadrilha também é suspeita de falsificar alvarás e certificados do Corpo de Bombeiros.
A investigação começou após uma notícia-crime apresentada pelo atual coordenador de posturas da cidade de Búzios. Diversos empresários foram ouvidos e falaram sobre a intermediação dos despachantes alvos da operação desta quinta.
Segundo o inquérito, o vereador Lorram Gomes da Silveira, na época chefe de gabinete, usava do cargo para nomear os despachantes investigados como supervisores de postura, trazendo o esquema criminoso para dentro da Prefeitura, com a participação do então secretário de Fazenda, Marcelo Chebor. Também está sendo apurado se os alvarás expedidos são falsos.
Com a operação, o MP e a Polícia Civil busca mais provas para identificar a participação de cada um dos envolvidos no esquema criminoso.