Mais Lidas

Feira promete soluções para simplificar a vida dos gestores de condomínios

Expo Síndico abre inscrições para a quarta edição do evento, que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro

Feira no Copacabana Palace, na Zona Sul, terá painéis, palestras, workshops, além da exposição de serviços para o setor condominial
Feira no Copacabana Palace, na Zona Sul, terá painéis, palestras, workshops, além da exposição de serviços para o setor condominial -
índico não precisa ter dor de cabeça. É o que se propõe, inclusive, a Expo Síndico. A quarta edição do maior evento do gênero do Rio acontece nos dias 29 e 30 deste mês no hotel Copacabana Palace, Zona Sul carioca, com produtos e serviços para condomínios.
Na edição deste ano, o evento abordará temas que passam pelo futuro dos condomínios, tecnologias e novidades disponíveis, segurança condominial, além de cuidados com os elevadores. Estão previstos palestras, workshops e outras atividades. Segundo a organização da feira, são esperados mais de três mil síndicos.
Dil Melo, diretora do Grupo DM Eventos, organizadora da Expo Síndico e do IV Congresso Apsa — que acontece em paralelo —, diz que a feira é uma das maneiras dos profissionais da área se manterem atualizados. "A gestão de sucesso reúne um síndico atualizado, que se empenha em adquirir novos conhecimentos e que saiba fazer uma boa seleção de fornecedores", afirma a executiva.
Qualificação
A executiva destaca que a profissionalização do síndico se tornou fundamental neste meio. Para ela, a qualificação é inevitável uma vez que os novos modelos de condomínios se tornaram verdadeiras cidades, com os gestores à frente de muitas unidades.
"Para o síndico atingir as metas e ser bem avaliado pelos condôminos, ele precisa ter um bom time de fornecedores. Costumo dizer que a gestão do síndico é compartilhada. Ele não faz a gestão sozinho. É necessário ter uma equipe para administrar junto com ele, ter um bom fornecedor que cuide dos elevadores, da limpeza, da manutenção, da parte de seguros, por exemplo", destaca.
Dil ainda ressalta que a Expo Síndico será uma ótima oportunidade de estar em contato com as tendências e com um seleto time de palestrantes. A Expo Síndico é sede também do IV Congresso Apsa, com temas relevantes e palestrantes especialistas.
Um dos workshops mais disputados é o Painel Jurídico, que reúne diversos advogados especialistas do setor condominial. Os juristas irão ecplicar e alertar aos síndicos sobre como economias e redução de custos podem implicar em riscos futuros para a administração e os condôminos.
"O que os síndicos têm mais preocupação e a inadimplência e, na tentativa de reduzir custos, não observam alguns aspectos jurídicos de suma importância, alguns até obrigatórios, que colocam em risco a segurança e comprometem a qualidade dos serviços prestados", explica o advogado Alexandre Franco, um dos palestrantes do Painel Jurídico.
Assembleias legais
Entre os exemplos, as próprias assembleias do condomínio. "Uma coisa muito complexa são as decisões em assembleia, pois muitas vezes também não seguem as regras legais e acabam aprovando obras, compras etc sem o devido respeito legal, tanto da convenção quanto das leis. Isso gera um problema posterior e até mesmo a nulidade dessa assembleia", explica.
O Expo Síndico também vai levar soluções digitais para os condomínios. Como o sistema de prestação de contas online.
"Esse tipo de ferramenta torna a função do síndico muito mais transparente e reduz a burocracia para o morador do imóvel que, muitas vezes quer saber se está tudo funcionando no prédio, mas não tem tempo para se inteirar do andamento de manutenções e qualquer mudança no prédio", diz Fernando Schneider, diretor superintendente da Apsa.
Programação
Dia 29 de outubro

9H10 - Marcio Raschkovsky: Os segredos para ser um síndico de sucesso

10H30 - Julio Paim (CEO Sindiconet): Como lidar com a atual complexidade da gestão condominial e ainda gerar oportunidades

11h - Maurício Eiras (coordenador Estatístico do CEPAI): Painel Secovi

11H30 - Advogados especialistas: Painel Jurídico

12h30 e 18h - Palestra Grupo DM Eventos

14H - Cristiane Campos (jornalista rádio JBFM): Novidades do Mercado Imobiliário

15H30 - Odirley Rocha (diretor Comercial Kipper): O futuro chegou. Seu condomínio está preparado?

16H - Alex Fabiano (gerente de Negócios Apsa): A importância da apresentação e comunicação do síndico com os moradores

16h40 - Fábio Aranha (Sete Servic): Cuidado com os Elevadores

17H20 - Caio Souza e Daniel Flausino (transportadora de valores): Tecnologia aplicada à segurança condominial

Dia 30 de outubro

9h10 - fundador Vai Voa e Master Tech: A Jornada do Seu Futuro

10H30 - Marcelo Eller e Síndicos GPUS parceiros: Painel Cases

11H - Edgar Poschetzky (gerente de Negócios APSA): A tecnologia no dia a dia do seu condomínio

11H50 - advogados especialistas: Impacto jurídico das transformações digitais nos condomínios

14h - Pepe Gutierrez (gestor condominial): lançamento de livro e palestra

15h30 - Flávio Fachel (jornalista): Empreendedorismo

Inscrições

Para participar da Expo Síndico Rio e o IV Congresso Apsa basta se inscrever pelo site www.exposindicobr.com.br e levar 1 kg de alimento não perecível para cada dia de evento (29 e 30 de outubro).

A visita inclui as áreas de exposição com novidades nas áreas de segurança condominial, tecnologias, segurança, elevadores.

Ingressos para palestras e workshops custam R$ 50