Mais Lidas

Cursos gratuitos na Lapa

Detran recebe inscrições até segunda. Alunos não podem ter antecedentes criminais

Profissão de mototaxista foi regulamentada em 2018. Para o registro, profissionais devem procurar a Secretaria municipal de Transportes
Profissão de mototaxista foi regulamentada em 2018. Para o registro, profissionais devem procurar a Secretaria municipal de Transportes -

Alternativa de trabalho para milhares de brasileiros, a motocicleta tem sido um ferramenta importante para a geração de renda no país. Não à toa, o Detran abre de hoje até segunda-feira as inscrições para novas turmas dos cursos de motofrete, mototáxi e transporte escolar. São 115 vagas, distribuídas pelas três formações. As aulas são gratuitas e serão ministradas na Escola Pública de Trânsito, na Lapa. Para se candidatar, é preciso acessar o site www.detran.rj.gov.br.

São duas turmas para o curso de motofrete (das 8h às 12h30 e das 13h às 17h30), com as aulas começando dia 21 e terminando dia 30. Para mototaxistas, o curso acontece das 13h às 17h30. A turma de transporte escolar será das 8h às 12h30, de 21 de outubro a 4 de novembro.

De acordo com o Detran, os candidatos não podem estar com o direito de dirigir cassado ou suspenso e nem possuírem antecedentes criminais. Também é necessário ter no mínimo 21 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, há pelo menos dois anos. O aluno deve apresentar o original do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) da moto, em seu nome ou do proprietário (caso a motocicleta não seja própria), e, se for o caso, autorização para o uso. Para o curso de transporte escolar, é preciso ter habilitação, no mínimo, na categoria D.

A profissão de mototaxista foi regulamentada ano passado, pelo Decreto 44289. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), o cadastramento dos profissionais ainda está em andamento e os interessados devem se dirigir a um dos postos da SMTR para levar documentação.

Mais tempo para os táxis

O prefeito Marcelo Crivella publicou ontem decreto que aumenta em dois anos o tempo máximo de fabricação para que os veículos possam ingressar no sistema de táxis do Rio. Antes, o táxi comum podia ter quatro anos de fabricação, agora poderá ter seis anos. No caso do executivo, que antes tinha que ter três anos de fabricação, agora poderá ter cinco.

A publicação ocorreu um dia após taxistas e motoristas de aplicativos de transporte travarem uma guerra, na Cinelândia, por conta de um projeto de lei que cria regras mais rígidas para serviços como Uber e 99. Apesar do decreto, o tempo de permanência no serviço permanece o mesmo: oito anos para os táxis comuns e sete para executivos. "A medida representa mais um benefício da atual gestão em prol da categoria", informou a Secretaria municipal de Transportes. Também ontem, Crivella entregou 80 autonomias de táxi.