Mais Lidas

Novo embate! Prefeitura vai pedir suspensão de liminar da Linha Amarela

Crivella se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça nesta sexta´-feira

Prefeitura e Lamsa travam briga pelo controle da via expressa
Prefeitura e Lamsa travam briga pelo controle da via expressa -
Rio - O prefeito do Rio Marcelo Crivella vai pedir a suspensão da liminar da Linha Amarela. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, após uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Claudio de Mello Tavares.
O prefeito e o presidente do Tribunal informaram que a Procuradoria Geral do Município vai protocolar, na próxima semana, um pedido de suspensão de segurança, medida que permite suspender os efeitos de liminares para evitar grave lesão à ordem, saúde, segurança e economia pública.
“Nossa expectativa é que o presidente do Tribunal possa analisar nosso pedido e decidir em favor do município. Achamos que o município está sendo prejudicado pelo alto preço do pedágio. Era para ser dez anos e passou para quarenta anos. E como não se considera o fluxo de automóveis, o lucro que a Lamsa tem não entra na conta”, disse o prefeito Marcelo Crivella.

“O prefeito está recorrendo da decisão da juíza de 1º grau e pretende que o Tribunal de Justiça conceda a suspensão da liminar para que ele possa assumir a Linha Amarela e a eventual discussão sobre indenização seja feita por vara da primeira instância”, disse o desembargador Claudio de Mello Tavares, afirmando que estudará a questão “com todo cuidado, por ser um tema sensível que atinge toda a população do Rio de Janeiro”.

Crivella disse ainda que o resultado da licitação para a PPP de Iluminação Pública demonstra que não há nenhum temor de investidores em aplicar recursos na cidade.
“A Prefeitura tem centenas de concessões, de todos os tipos, e não há problema nenhum. Nosso problema é simplesmente a Lamsa, detectado pela CGM, pela CPI da Linha Amarela e pelo Tribunal de Contas do Município. Hoje mesmo abrimos as propostas para a PPP da Iluminação Pública, ganhou uma empresa brasileira, em consórcio com uma chinesa, a Método, de São Paulo. Eles vão trocar 450 mil luminárias, colocar 10 mil câmaras com identificação facial e 5 mil pontos de wi-fi grátis na cidade, e não teve problema nenhum”, disse o prefeito.