Mais Lidas

Após intensas chuvas, Rio sai do Estágio de Atenção

Entretanto, ainda há chance de chuva fraca a moderada em pontos isolados, mas sem grandes acumulados, segundo o Alerta Rio

Lagoa Rodrigo de Freitas durante a chuva desta segunda-feira
Lagoa Rodrigo de Freitas durante a chuva desta segunda-feira -
A cidade do Rio saiu do Estágio de Atenção e retornou ao de Normalidade, às 10h desta terça-feira, após os transtornos causados pela chuva ontem. Entretanto, ainda há chance de chuva fraca a moderada em pontos isolados, mas sem grandes acumulados, segundo o Alerta Rio, sistema de meteorologia da prefeitura. Os ventos podem ser fortes nos períodos da tarde e da noite.

Nesta segunda-feira, o município entrou em Estágio de Atenção às 11h50 devido a atuação de uma frente fria no oceano, que causou instabilidades e trouxe chuva forte. Diversos bairros registraram grandes alagamentos e quedas de árvores, provocando transtornos na cidade.
Alerta Rio calcula: ainda vem mais chuva por aí 
Novembro ainda não está nem na metade, mas o Alerta Rio já aponta que o mês terá uma média de 18 dias com registros de chuva. Segundo a prefeitura, o mês já apresenta maior frequência de temperaturas altas e alta umidade relativa do ar, favorecendo a formação de pancadas de chuva.

Além do rastro de destruição e dos alagamentos nas áreas asfaltadas, durante a chuva de ontem, as comunidades também foram afetadas. Segundo a Defesa Civil Municipal, às 12h15, 16 sirenes de alerta foram acionadas em sete comunidades que atingiram o protocolo de risco de deslizamento, com 40 mm de chuva ou mais no intervalo de 1h. O acionamento aconteceu na Rocinha, Guararapes, Santa Marta, Formiga, Santa Alexandrina/Paula Ramos e Morro dos Cabritos.