Mais Lidas

Caso Ágatha: inquérito aponta que PM causou morte da menina no Alemão

Agente está sendo indiciado por homicídio doloso, quando há intenção de matar

Reconstituição do caso ajudou no inquérito da Polícia Civil
Reconstituição do caso ajudou no inquérito da Polícia Civil -
A Polícia Civil divulgou, nesta terça-feira, que um PM da UPP Fazendinha foi indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar) pela morte de Ágatha Vitória Sales Félix, de 8 anos. A menina foi atingida por um fragmento de projétil quando voltava para casa com a mãe dentro de uma Kombi, no Complexo do Alemão, no dia 20 de setembro. Na ocasião, ela chegou a ser socorrida no Hospital Getúlio Vargas (HGV), mas não resistiu aos ferimentos.
A identificação do policial militar indiciado não foi divulgada. De acordo com a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), responsável pelas investigações, o inquérito do caso já foi encaminhado ao Ministério Público estadual (MPRJ).
O inquérito tomou como base depoimentos de testemunhas, de PMs em serviço na UPP que estavam no local do crime, além de diversas perícias e o laudo da reconstituição do caso, realizada no dia 1º de outubro.
Ainda segundo a polícia, o resultado da perícia apontou que houve erro de execução por parte do PM, como divulgado inicialmente pelo jornal Extra. De acordo com as investigações, o policial tentou atingir dois suspeitos que passavam em uma moto, mas o projétil ricocheteou e atingiu Ágatha no interior do veículo.

Além do indiciamento do PM, a Polícia Civil também pediu o afastamento do agente da UPP e a proibição de contato dele com qualquer testemunhas do caso que não sejam policiais militares.

Procurada pelo MEIA HORA após o indiciamento do agente, a PM reforçou que lamenta a morte de Ágatha e reforça solidariedade à família.

"Sobre a investigação, a corporação esclarece que está dando o apoio necessário à Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, e em paralelo segue a apuração interna através do Inquérito Policial Militar (IPM). O policial, apontado pela Polícia Civil como autor do disparo, está afastado de suas atividades nas ruas", avisou, em nota.
Reconstituição do caso ajudou no inquérito da Polícia Civil Daniel RAMALHO / AFP
Projétil atingiu a menina dentro da Kombi Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Ágatha tinha 8 anos Arquivo Pessoal
Reconstituição do caso ajudou no inquérito da Polícia Civil Daniel RAMALHO / AFP