Mais Lidas

Trens de volta aos trilhos

Dezessete das 40 composições com defeito retornam à circulação hoje

A circulação de trens da SuperVia começa a voltar ao normal hoje, após o reparo de 17 das 40 composições retiradas de circulação por defeitos mecânicos. De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes, a CRRC, o consórcio chinês responsável pela fabricação da frota, realizou uma manutenção emergencial para restabelecer o funcionamento das unidades. Até sábado, outros seis trens devem retornar à operação. 

Com o retorno das 17 unidades, o intervalo de trens nos ramais Deodoro, Japeri e Santa Cruz — mais afetados com a retirada das composições — deve ser reduzido. Quem vem de Japeri, por exemplo, deve esperar entre 15 e 20 minutos pela manhã e 10 minutos durante o período de pico à tarde.

As composições da fabricante chinesa foram retiradas de circulação na segunda-feira por motivos de segurança. A orientação foi dada pela própria CRRC. De acordo com o Governo do Estado, um defeito havia sido identificado em 2016. Na época, o consórcio foi notificado e iniciou uma checagem e reparo das unidades. No entanto, a manutenção não solucionou o defeito, o que levou o recolhimento das 40 composições.

Segundo nota divulgada no site da SuperVia, a previsão para o restabelecimento total da frota de trens chineses está marcada para o dia 17 de janeiro.