Mais Lidas

Vem novidade aí! Primeira BRT do Samba acontece em Madureira neste sábado

Evento é uma homenagem às rodas de samba que fazem a alegria dos cariocas e um estímulo para a economia e cultura na cidade do Rio de Janeiro

Roda de Samba do projeto Criolice
Roda de Samba do projeto Criolice -
Rio - Tradicional bairro do samba carioca, Madureira, Zona Norte do Rio, será o ponto de partida do primeiro BRT do Samba, neste sábado. A programação musical começa às 13h com um "esquenta" da roda Samba na Calçada e a Roda das Mulheres Sambistas no Terminal Paulo da Portela. A partir das 14h45, três articulados sairão do terminal, com intervalos de 15 minutos cada um, com rodas de samba para animar os passageiros no trajeto até o Terminal Alvorada.
A edição de estreia fará uma homenagem aos sambistas Noca da Portela, Zé Luiz do Império e Dorina. O projeto foi criado pelo Consórcio BRT Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Rede Carioca de Rodas de Samba para celebrar o Dia Nacional do Samba, comemorado em 02/12.

Figura importante na história do samba no Rio de Janeiro e um dos fundadores da azul e branco de Madureira, Paulo da Portela dá nome ao terminal do BRT que vai sediar uma programação especial. A partir das 10h haverá uma feira de artesanato, moda e acessórios. Às 13h, os músicos do Samba na Calçada, roda de samba que acontece sempre embaixo do Viaduto de Madureira, fazem um "esquenta" para animar os passageiros no terminal. Em seguida, às 14h, a roda vai homenagear três personalidades do samba carioca: Noca da Portela, Zé Luiz do Império e Dorina.
Para exaltar a importância do papel das mulheres para o samba e a cultura carioca, a primeira edição do evento ainda traz a Roda das Mulheres Sambistas. Elas comandam a festa no Terminal Paulo da Portela a partir das 14h15.

Depois desse "esquenta", a festa é dentro dos articulados. Os passageiros farão uma viagem ao som de muito samba durante o trajeto que vai direto do Terminal Paulo da Portela até o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. Dali, os sambistas seguem em cortejo com o público para a Cidade das Artes.

A programação termina no complexo cultural da Barra da Tijuca, onde acontecerá o Festival Matrizes do Samba. O projeto é capitaneado pela Rede Carioca de Rodas de Samba e visa promover a união de artistas de várias rodas da cidade. A rede é formada por 40 rodas de samba que estão presentes em mais de 25 bairros. Ao todo, elas fazem mais de 50 eventos por mês, o que contribui para geração de trabalho e renda na cidade.

“O Consórcio BRT Rio acredita no potencial transformador da cultura e aposta em parcerias com o poder público para valorizar a identidade dos cariocas que utilizam o nosso modal diariamente. A cultura é essencial para a formação do cidadão e também contribui para movimentar a economia local. O BRT do Samba é um projeto que veio para ficar”, destacou o presidente-executivo do Consórcio BRT Rio, Luiz Martins.

O secretário municipal de Cultura, Adolfo Konder, apontou que ações conjuntas como o BRT do Samba contribuem para disseminar a arte e a cultura pela cidade. “Uma das missões da minha gestão na Secretaria Municipal de Cultura é democratizar o acesso da população aos espetáculos, ao teatro, formar plateia e trazer a população para os nossos equipamentos. E a parceria com o BRT é fundamental nesse processo”.

Coordenador de Articulação da Rede Carioca de Rodas de Samba, Marcelo Santos ressalta a importância de iniciativas que estimulem a cultura e a economia locais. “A primeira edição do BRT do Samba promete e vem para ficar. Marcando a importância das Rodas de Samba na Economia da Cultura Carioca e abrindo as festividades do Dia Nacional do Samba, o projeto tem como objetivo principal levar muita a alegria aos passageiros do BRT e preservar a história do samba na cidade”.

Uma das homenageadas dessa primeira edição do evento, Dorina chama a atenção para o poder de conexão que o samba possui. “Será uma festa do encontro da alma carioca com o que o samba traduz, com seus ancestrais e baluartes.”

Roda de samba que tradicionalmente toca em Madureira, Samba na Calçada não poderia ficar de fora da primeira edição do BRT do Samba. “Um ritmo super carioca, o samba está em comemoração neste mês e este projeto demonstra que instituições como o Consórcio BRT Rio entende a importância do samba para a cultura brasileira. É maravilhoso que um modal de transporte em massa homenageie este ritmo e o povo do samba também”, sublinhou Nilo Antonio, produtor da roda Samba na Calçada.

Evento BRT do Samba
Quando: sábado, dia 30
Onde: Terminal Paulo da Portela, em Madureira
Programação:
10h – Feira de artesanato
13h – Roda com o Samba na Calçada
14h – Homenagem aos sambistas Noca da Portela, Zé Luiz do Império e Dorina
14h15 – Roda das Mulheres Sambistas
14h45 - Partida do primeiro BRT do Samba para o Terminal Alvorada