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Hoje é dia de Black Friday

Fique ligado para não cair em furadas e só comprar na certa

Aproveitar os descontos na loja e levar a mercadoria na hora para casa é a tendência da Black Friday, que começa hoje. Segundo o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), 41% dos consumidores pretende comprar em lojas físicas. Na Internet, as vendas devem subir 18% em comparação ao ano passado, faturando R$ 3,07 bilhões, segundo a Ebit Nielsen.
O Procon Estadual vai fiscalizar nas lojas se os descontos prometidos estão mesmo sendo aplicados. O consumidor pode pedir ajuda ou reclamar nos postos de atendimento do Procon, pelo telefone 151, ou ainda pelo aplicativo Procon RJ ou pelo site www.procononline.rj.gov.br
As empresas que estiverem realizando ofertas irregulares estarão sujeitas ao processo administrativo por suspeita de publicidade enganosa ou abusiva, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), e poderá acarretar em multa.
O consumidor deve estar atento também nas compras online. As dicas são verificar se o site tem endereço comercial físico e telefones, ler as letras pequenas no pé da página e não efetuar depósitos bancários em nomes de pessoas físicas.
O consumidor que se sentir lesado deve acionar o Procon nos postos de atendimento ou pela site da autarquia. Se a compra foi feita com cartão de crédito, deve-se informar imediatamente a adminstradora o ocorrido.
DICAS
  • Confira se o desconto apresentado é realmente relevante. Para isso, o ideal é decidir antes os produtos que deseja e cadastrar um alerta de preços.

  • Escolha a melhor forma de pagamento. Alguns produtos apresentam valores diferentes se forem pagos à vista ou com parcelamento.

  • Pesquise sobre o produto escolhido para não agir por impulso e comprar apenas pelo desconto oferecido na data.

  • Use filtros de busca para encontrar os eletrônicos que atendam às suas necessidades.

  • Fique atento ao prazo de entrega caso pretenda antecipar as suas compras de Natal. Os produtos devem chegar antes do dia 24 de dezembro.

  • Preste atenção na taxa de entrega, que geralmente não está inclusa na oferta. Dependendo do valor, pode ser que o desconto não seja tão proveitoso assim.

  • Certifique-se de que está comprando em uma loja confiável. É importante verificar se o site tem dados blindados. Quando fornecer seus dados pessoais, veja se há o desenho de um cadeado no canto esquerdo do local onde se digita o nome do site.

  • Conheça os seus direitos. A internet permite que o consumidor se arrependa da compra. O prazo é de sete dias, contados a partir do dia do recebimento, para devolvê-lo.

  • Saiba o que fazer se receber o produto com defeito. A substituição de produtos defeituosos ou com mau funcionamento é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor.

  • Fique atento ao processo de troca de produtos comprados pela internet. A política de troca pode variar de loja para loja.

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