Mais Lidas

Reciclagem doméstica

Separação de resíduos pode ser feita em casa e ajuda na preservação do ambiente

Uma simples atitude do cotidiano pode se transformar em um grande gesto sustentável. A reciclagem é o caminho para quem deseja ajudar o meio ambiente sem sair de casa: a separação dos resíduos é mais fácil do que se imagina. 

O ambientalista Rogério Rocco explica que, no geral, os dejetos são divididos em dois grupos: secos e molhados. No primeiro grupo estão como plástico, papel, vidro e tecidos, na maioria dos casos, reutilizados ou reciclados. Mas os descartes molhados também podem ser reaproveitados por quem deseja um solo fértil em seu jardim, utilizando lixo orgânico como adubo.

Ele atenta para as dificuldades da reciclagem em uma cidade grande como o Rio de Janeiro. "A questão é que cada material reciclável pode ter um tipo de destinação, e é difícil para o cidadão fazer isso de forma individualizada", explica o especialista. Sua recomendação é que moradores de prédios ou condomínios se organizem para isso.

Antes de separar os resíduos, uma recomendação: limpar os recipientes para não atrair bichos em busca de comida. Além disso, a lavagem depois da coleta gasta uma quantidade maior de água.