Mais Lidas

Hoje é dia de pirarucu

Evento do Senac RJ vai mostrar como explorar todo o potencial do peixe amazônico

Pirarucu pode atingir três metros de comprimento e 200 quilos. Dele se aproveita quase tudo
Pirarucu pode atingir três metros de comprimento e 200 quilos. Dele se aproveita quase tudo -

Antenado com as tendências da gastronomia, o Senac RJ realiza hoje, a partir das 10h, na unidade de Copacabana, o evento 'A versatilidade gastronômica do Pirarucu', antecipando um dos próximos movimentos do setor. O objetivo é divulgar para todos os interessados em gastronomia as diversas possibilidades de preparo e a capacidade de aproveitamento total do peixe típico da bacia amazônica.

Para isso, foi preparada uma deliciosa programação. De 10h às 12h, o auditório terá palestra ministrada pelos Chefs Embaixadores do Senac RJ Frédéric Monnier e Teresa Corção, presidente do Instituto Maniva, parceiro do projeto. Eles vão abordar o manejo sustentável para garantir a conservação da espécie e de seu habitat natural, além de divulgar suas qualidades gastronômicas, que geram oportunidades sociais, econômicas e culturais para as comunidades envolvidas na atividade de manejo do peixe.

A ideia é também contribuir para enriquecer a gastronomia dos restaurantes do Sudeste. Serão abordadas melhores técnicas de preparo para aproveitamento de cada uma das três partes do peixe: lombo, mais magra e firme; barriga, que surpreende pela semelhança com a barriga de porco, suculenta e com bom teor de gordura saudável; e o filé, que vai do lombo ao rabo e é mais vascularizada, mas também macia, apesar de firme. As inscrições são limitadas no link http://bit.ly/35CWfGY.

De 10h às 19h, no foyer, fotos da atividade pesqueira na Amazônia e também de pratos preparados com o peixe prometem encantar os visitantes e, claro, dar água na boca.

Chefs Embaixadores

Os Chefs Embaixadores do Senac RJ fazem a curadoria dos cursos de aperfeiçoamento do segmento gastronômico, colaboram no desenvolvimento de novos cursos, atualização de materiais didáticos e ministram algumas aulas.

No time, nomes estrelados como Rafa Costa e Silva (Cozinha de Inovação), Christophe Lidy (Cozinha Francesa), Frédéric de Maeyer (Confeitaria), Frédéric Monnier (Padaria), Silvana Bianchi (Cozinha Italiana), Teresa Corção (Cozinha Brasileira) e Danio Braga (Cozinha Mediterrânea).