Mais Lidas

Apenas Sérgio Cabral continua na cadeia

Cinco ex-governadores do Estado do Rio de Janeiro foram presos nos últimos três anos. Com a soltura de Pezão, o único que continua na cadeia é Sérgio Cabral. Além de Luiz Fernando Pezão e Sérgio Cabral, os outros ex-governadores presos foram Anthony Garotinho, Rosinha Garotinho e Moreira Franco.

Pezão foi eleito vice-governador na chapa de Cabral, então pelo MDB, em dois mandatos, de 2007 a 2014; de 2014 a 2018, ele foi o governador do estado. Um mês antes do fim do mandato, foi preso no Palácio Laranjeiras, acusado de lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção ativa e passiva.

Os advogados de defesa de Pezão, Flávio Mirza e Diogo Malan, afirmaram que a decisão de ontem foi "justa e muito bem fundamentada".

O relator do caso baseou seu voto no fato de que os crimes de corrupção teriam ocorrido até 2016 e os de lavagem de dinheiro em 2007. Assim, não haveria motivações atuais para manutenção da prisão de Luiz Fernando Pezão.

A Sexta Turma considerou, por fim, os problemas de saúde de Pezão e que não havia "sinais de alteração patrimonial ou de estilo de vida típico de quem ocupa liderança em esquemas de corrupção".