Mais Lidas

Arte e acessibilidade

No Sesc Ginástico, espetáculos abordam o tema ou são estrelados por deficientes

Inclusão em cena: Grupos do Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo apresentarão espetáculos de teatro com artistas deficientes
Inclusão em cena: Grupos do Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo apresentarão espetáculos de teatro com artistas deficientes -

O Sesc Ginástico, no Centro do Rio, recebe hoje, amanhã e domingo espetáculos de dança e música que jogam luz sobre a questão da acessibilidade na arte, seja por meio do enredo, seja pelos artistas envolvidos. As atividades visam incluir diversos atores do campo da produção cultural, como artistas e professores com deficiência e seus públicos, trabalhando no processo de inclusão.

O espetáculo de hoje, Vida de Circo, do coletivo Circodança, de São Paulo, une três grandes artes: o circo, a dança e o teatro. Com uma linguagem poética e contemporânea, os 10 artistas circenses e bailarinos — com e sem deficiência — contam a história da Cigana Laura e sua trupe, que vivem em uma lona de circo. O enredo aborda o cotidiano desses personagens.

Amanhã, quem sobe ao palco do Sesc Ginástico é o Grupo Giradança, de Natal (RN), com o espetáculo Sem Conservantes, que surge da proposta de trabalhar o corpo fotográfico. Trata-se de fragmentos da memória presente nas fotografias dos processos anteriores de Angelo Madureira e Ana Catarina, que assinam a direção artística, coreografia e pesquisa de linguagem. A coreografia foi construída a partir da interação dos corpos com imagens retiradas dos vídeos de vários trabalhos.

O Grupo Giradança é reconhecido pelo trabalho vigoroso de dança contemporânea, a partir do conceito de corpos diferenciados, reunindo artistas que têm apresentado em palcos de todo o Brasil um trabalho que rompe preconceitos, limites pré-estabelecidos e cria novas possibilidades dentro da dança.