Mais Lidas

CPI dos Incêndios: Dono da whiskeria Quatro por Quatro recebe voz de prisão

Objetivo da sessão na Alerj era levantar dados sobre o incêndio que vitimou quatro bombeiros

Whisqueria Quatro por Quarto
Whisqueria Quatro por Quarto -
Rio - O dono da boate Quatro por Quatro recebeu voz de prisão, na tarde desta sexta-feira, durante seu depoimento na CPI dos Incêndios na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A acusação contra o empresário Carlos Marinho é de falso testemunho. Ele será conduzido para uma delegacia de Polícia Civil. 
O objetivo da sessão era levantar dados sobre o incêndio ocorrido em 18 de outubro na whiskeria. Na ocasião quatro bombeiros morreram. Além dos donos da boate, havia representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.
De acordo com informações, Marinho começou a se contradizer no depoimento em relação a certificações que os bombeiros emitem para casas como a Quatro por Quatro e, em uma das declarações, o deputado Rodrigo Amorim, vice-presidente da comissão, percebeu que houve divergência entre as informações e deu voz de prisão.
Com a voz de prisão, a CPI foi encerrada depois de quatro horas e meia de depoimentos.
Boate chegou a anunciar reabertura 
A famosa casa de entretenimento para homens chegou a divulgar a reinauguração nas redes sociais. Mas, após ser questionado, no último dia 17 de novembro, se os requisitos de segurança tinham sido atendidos, o Corpo de Bombeiros resolveu ir no dia seguinte ao local. Resultado: interditou o estabelecimento por ter constatado "risco iminente" e deu prazo de 30 dias para adequações em dispositivos fixos e móveis contra incêndio e pânico.

Três funcionários faziam os últimos retoques na pintura da boate e confirmaram a reabertura. Na página da Quatro por Quatro no Facebook, os clientes comemoravam a notícia. "Excelente novidade", postou um deles.

Na ocasião, o Corpo de Bombeiros explicou que o espaço precisa ainda requerer o Certificado de Vistoria Anual, documento voltado para imóveis projetados para reunião de público. Ele tem validade de um ano e perde efeito caso os critérios definidos pela legislação sejam modificados ou descumpridos. "A corporação emitiu um auto de interdição (no que diz respeito à segurança contra incêndio e pânico) por ter sido constatado risco iminente, principalmente pela falta de manutenção de um sistema de pressurização da canalização preventiva", ressaltou a corporação.
A história da casa
Inaugurada em 1995, a Whiskeria Quatro por Quatro é referência em "entretenimento para homens" no Centro do Rio de Janeiro, segundo a descrição da casa em uma rede social. A casa tem quatro andares, boates, saunas e bares. "Com ambientes sofisticados e atendimento personalizado, a casa recebe diariamente executivos, artistas e turistas à procura de um local descontraído onde possam se divertir, apreciando uma boa dose Whisky, deliciosos petiscos e outras coisinhas mais", diz o texto de divulgação.

O nome da casa ficou famoso nacionalmente ao ser citado em um dos sucessos de Mr. Catra, o funk "Adultério", versão da música "Tédio", do grupo Biquini Cavadão. Catra faleceu em setembro do ano passado em decorrência de um câncer gástrico.