Mais Lidas

Água da Cedae passa a ser submetida a filtragem extra a partir desta quinta-feira

Companhia de Águas e Esgotos (Cedae) não informou quando as pessoas vão perceber a diferença na qualidade da água nas torneiras

Presidente da Cedae, Hélio Cabral pediu desculpas à população, mas disse não poder precisar quando água chegará limpa nas residências
Presidente da Cedae, Hélio Cabral pediu desculpas à população, mas disse não poder precisar quando água chegará limpa nas residências -
A partir desta quinta-feira, a água da Estação de Tratamento de Guandu, na Baixada Fluminense, começa a ser submetida a uma etapa extra de filtragem, com a pulverização de carvão ativado no reservatório. O objetivo é reduzir a presença de geosmina – um composto orgânico formado pela proliferação de algas, que deixa a água com cheiro e gosto de terra. No entanto, a Companhia de Águas e Esgotos (Cedae) não informou quando as pessoas vão perceber a diferença na qualidade da água nas torneiras.
Em evento do programa Segurança Presente, na Zona Norte, o governador Wilson Witzel (PSC) afirmou que dentro de uma semana a diferença já deve ser sentida pelos consumidores.
Na primeira semana de janeiro a população começou a reclamar do cheiro e do gosto da água. A Cedae detectou um aumento na presença de geosmina no reservatório – uma substância que não faz mal a saúde.
Muita gente reclamou também do aspecto turvo da água que, segundo pesquisadores, não é causado pela geosmina.
A Cedae não soube explicar o que poderia estar causando a turbidez. Em nota, a UFRJ alertou que poderia haver risco à saúde da população. Várias pessoas reclamaram de enjoos e disenteria.
Diante da polêmica, a Cedae resolveu submeter a água a uma etapa extra de filtragem. A montagem do equipamento foi concluída na terça-feira (21), quando foram feitos testes elétricos e mecânicos no sistema. Nesta quarta, foram feitos testes operacionais do sistema de aplicação de carvão ativado.