Mais Lidas

Na fila de espera, mas sem retorno do posto

A dificuldade de vacinar os bebês contra cinco graves doenças passa até por uma fila de espera. "Pediram para deixar meu nome (nos postos) com o meu telefone. Dizem que vão retornar quando a vacina chegar, mas não adiantou nada", acrescenta Carla Cantanhede. Por conta do problema no fornecimento da vacina, seu filho, Antônio, de 8 meses, ainda não tomou a terceira dose. E a segunda dose foi administrada com dois meses de atraso.

O infectologista Edimilson Migowski ressalta que a imunização só está completa duas semanas após a terceira dose. "Os pais que puderem recorrer à rede particular devem fazer isso. Quanto mais tempo se espera pela vacina, maior o risco ao qual a criança está exposta", destaca.

Segundo Migowski, os pais que deram a primeira ou até a segunda dose na rede pública podem completar a cobertura vacinal na rede privada. "Deve-se completar com o que estiver disponível. É urgente e importante. Além da água de qualidade e do saneamento básico, a vacinação em dia é um importante pilar da saúde pública", afirma.