Mais Lidas

Alegria da sua viagem

Desenhista divulga nos trens personagem voltado para as crianças e canal no YouTube

Já imaginou seu filho assistindo a um desenho onde o personagem principal é um animalzinho carioca bem descolado, que, junto com seus amiguinhos, dá dicas de como viver o dia a dia no Rio de Janeiro? Pois é, essa turminha animada já existe. Criação do desenhista Júlio Cesar Custódio Rocha, de 38 anos, Juca Jacaré e seus amigos vêm de Anchieta, na Zona Norte do Rio, e têm um canal no YouTube.

O roteiro do desenho animado tem como ponto de partida fatos que acontecem na vida dos cariocas. E há três anos, as histórias fazem parte da vida de quem mora no Rio. "O Juca é a minha vida, amo esse personagem. Quero que todos sintam por ele o mesmo que eu sinto", enaltece seu criador.

Na correria do dia a dia, as milhares de pessoas que passam pelas estações da SuperVia talvez não tenham prestado atenção, mas Júlio divulga seu trabalho pelos vagões de todos os ramais, presenteando passageiros com seus desenhos para falar do jacarezinho youtuber. "Eu criei o Juca pensando nas crianças do Rio. Ele tem todo o jeito da molecada que mora em nossa cidade, inclusive falando do jeito que eles gostam de falar e brincando como eles. E o principal de tudo: o Juca não perde a essência de viver ao lado de seus amiguinhos", explica.

Munido de uma fantasia de cachorro — ainda não existe a do Juca — e do quadrinho dos personagens, Júlio vai à luta. "Não me envergonho de divulgar meu trabalho. Pelo contrário, sinto orgulho do que faço. Nem sempre posso me dedicar, mas quando pinta a oportunidade, corro atrás do meu ideal", revela.

Júlio diz que a produção do seu trabalho é caseira, em um computador que ele mesmo montou. Para dar voz aos personagens, conta com a ajuda de um amigo, dono de um estúdio de som. "Esse amigo me ajuda bastante. Ele pega o vídeo bruto e encaixa as vozes dos personagens. Não gasto um centavo com a edição de áudio", completa. São histórias curtinhas, sempre com uma mensagem positiva.

Então, o que falta ao Juca Jacaré? O desenhista dá a dica: "Investidores que me ajudem a levá-lo para a televisão e escolas".