Mais Lidas

Fé em verde e rosa

Mangueira fará releitura da Sagrada Família no enredo 'A Verdade Vos Fará Livre'

'Rosto negro, sangue índio, corpo de mulher'. Esse é o Jesus que a Mangueira quer retratar na Avenida. Ao fazer uma releitura da vida de Cristo, a atual campeã do Carnaval carioca vai pintar um novo retrato da Sagrada Família em plena Sapucaí. No abre-alas, os baluartes Nelson Sargento e Alcione vão representar José e Maria no nascimento de Cristo. O desfile também será encerrado com um momento carregado de emoção: depois de ser crucificado, Jesus vai renascer no Morro da Mangueira, vestindo Verde e Rosa.

O carnavalesco Leandro Vieira explica que a ideia é aproximar Jesus do povo. "Um Jesus como homem periférico, que andou com gente pobre e se colocou contra a opressão", destaca Leandro. "Já na abertura, eu rompo com a tradição de branqueamento, apresentando José e Maria como dois negros retintos. Jesus nascerá com a cara de um bebê do Morro da Mangueira", afirma. "Apresentar isso é dizer que essa família, que serve de modelo, também pode ser a que habita esse morro", completa ele.

O enredo A Verdade Vos Fará Livre, segundo Leandro, partiu do olhar para um Brasil que se apoderou da figura de Jesus. "Com o avanço do discurso religioso sobre a política e a moral, a figura de Cristo virou uma espécie de fiador em práticas anticristãs, como a política armamentista. Ao longo da história, Jesus foi usado para projetos de poder. O Jesus que a Mangueira apresenta é o original, antes de se tornar o mito."

Apesar das polêmicas em torno do enredo, o carnavalesco deixa claro que não pretende "vilipendiar absolutamente nada, blasfemar contra nada, nem agredir a religião de ninguém". "Minha intenção é apresentar Jesus em diferentes faces e vislumbrar a compaixão das pessoas nesses rostos", defende o dono de dois campeonatos no Grupo Especial.